Janaína Xavier, que deixou o Grupo Globo em maio de 2022 após 23 anos na emissora, revelou em uma entrevista recente que começou a sentir que estava perdendo espaço na Globo devido a sua aparência. Segundo a ex-apresentadora do SporTV, ela foi vista como “bonita demais” pelos colegas, o que, em sua opinião, contribuiu para sua demissão.
Em conversa com Benjamin Back no podcast Benja Me Mucho, Janaína explicou que a Globo estava em busca de “outros padrões” e decidiu incluir "meninas mais cheinhas" e "mulheres pretas" na programação. “Chegou um momento em que senti que estavam me tratando como ‘você é muito bonita para estar aqui’. Havia a ideia de incluir a menina mais ‘cheinha’. Não estou dizendo que as mais cheinhas não são bonitas, muito pelo contrário. Estou falando da perspectiva deles”, disse.
Janaína enfatizou que sempre foi a favor da meritocracia e, atualmente, acredita que a questão gira em torno de “perfis diferentes”. Ela observou que, na tentativa de demonstrar diversidade, a escolha de candidatos pode ser influenciada por características como cor e tipo físico, em vez de apenas qualificação. “Na pressa de mostrar a diversidade, quando se trata de contratar, eles podem optar por uma mulher preta ou uma mulher fora dos padrões, ao invés da mulher considerada muito bonita ou perua”, explicou.