| Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.

Quem é Kamala Harris, vice de Biden e sua possível substituta

Facebook WhatsApp
Ampliar
Divulgação/Casa Branca Por: Editorial | 18/07/2024 16:03

Em 20 de janeiro de 2021, Kamala Harris fez história ao ser empossada como vice-presidente dos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher, a primeira norte-americana negra e a primeira norte-americana de ascendência sul-asiática a ocupar esse cargo.

Agora, Harris é vista como a melhor opção para substituir Joe Biden na eleição presidencial de novembro. De acordo com uma recente pesquisa do The Washington Post, ABC News e Ipsos, 70% dos democratas e independentes com tendência democrata afirmaram que ficariam satisfeitos se Harris se tornasse a candidata do partido, incluindo 85% dos democratas negros.

A preferência por Kamala surge em um momento em que a idade e capacidade de Biden para liderar o país são cada vez mais questionadas, até mesmo dentro do próprio partido. O recente atentado contra Donald Trump apenas aumentou a pressão sobre a candidatura do presidente de 81 anos.

Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Harris nasceu em 1964 em Oakland, Califórnia. Formada em artes pela Universidade Howard e em direito pela Faculdade de Direito Hastings da Universidade da Califórnia, ingressou no escritório do promotor distrital do Condado de Alameda nos anos 1990, especializando-se na acusação de casos de abuso infantil.

Em 2004, Harris foi eleita promotora distrital de São Francisco, onde ganhou notoriedade por liderar o movimento pelos direitos LGBTQIA+, oficiando o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo após a anulação da Proposição 8, que havia banido a união de indivíduos do mesmo sexo no estado. Ela também criou uma unidade de justiça ambiental e um programa para dar oportunidade de estudo e emprego a usuários de drogas, sendo reconhecida pelo Departamento de Justiça dos EUA como um modelo nacional de inovação para a aplicação da lei.

Eleita procuradora-geral da Califórnia em 2010, Harris supervisionou o maior departamento de justiça estadual do país. Durante seu mandato, obteve um acordo de 20 bilhões de dólares para californianos cujas casas foram executadas e um acordo de 1,1 bilhão de dólares para estudantes e veteranos prejudicados por uma empresa de educação com fins lucrativos.

Harris ocupou o cargo de procuradora-geral até 2017, quando foi empossada no Senado dos Estados Unidos, tornando-se a primeira indiana americana e apenas a segunda mulher negra a ocupar tal posição. No Senado, integrou os Comitês de Inteligência e Judiciário, ganhando projeção nacional ao questionar duramente Brett Kavanaugh e William Barr, indicados por Trump para a Suprema Corte e o cargo de Secretário de Justiça, respectivamente.

Em 2019, Harris concorreu como pré-candidata à presidência pelo Partido Democrata para as eleições de 2020. Embora tenha desistido da campanha antes das primárias, seu bom desempenho em debates, especialmente contra Joe Biden, a levou a ser escolhida como vice na chapa de Biden. Sua presença foi crucial para garantir os votos da comunidade afro-americana em um contexto de intensas reivindicações após a morte de George Floyd e o movimento Black Lives Matter.

No entanto, como vice-presidente, Harris enfrentou desafios e viu sua popularidade diminuir. Em 2021, antes de completar um ano no cargo, foi considerada a vice mais impopular em 50 anos, de acordo com uma pesquisa do USA Today e Suffolk University. Apesar de ficar à sombra de Biden e enfrentar dificuldades nos assuntos que lhe foram designados, como a crise migratória, Harris continua sendo uma figura influente e potencial candidata para as próximas eleições presidenciais.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: