Mato Grosso do Sul enfrenta um desafio significativo no que diz respeito à habilitação de novos condutores, com um total de 91,5 mil processos de primeira habilitação ainda ativos no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Essa demanda represada é consequência direta da pandemia, abrangendo processos iniciados entre os anos de 2019 e 2023, cuja vigência foi prorrogada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) até 31 de dezembro de 2024.
O processo para obtenção da habilitação envolve diversas etapas, incluindo exames médicos, aulas teóricas e práticas, culminando nas provas realizadas junto ao Detran. Atualmente, há 22.300 processos na fase do exame prático, o último passo antes da obtenção da permissão para dirigir.
"Nos últimos 6 meses, conseguimos habilitar 11.700 condutores dessa demanda represada. Por enquanto, estamos conseguindo atender os agendamentos de forma tranquila, sem necessidade de atendimentos extras. No entanto, orientamos todos os candidatos com processos em andamento a procurarem seus CFCs, se programarem e aproveitarem o tempo disponível para a conclusão", destaca Lina Zeinab, Gerente de Exames de Habilitação.
Os roteiros dos exames teóricos e práticos realizados na capital e no interior do estado podem ser consultados no site do Detran-MS, no submenu "Roteiro de Exames".
É importante ressaltar que a última decisão do Contran não contempla os cidadãos que iniciaram o processo de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024, mantendo o prazo de conclusão em 12 meses a partir da data do protocolo.
Nos seis primeiros meses de 2024, foram emitidas 15.733 CNHs decorrentes de processos de primeira habilitação.
Desistência de Categoria: Uma Realidade Comum
Uma situação frequente identificada pela Gerência de Exames de Habilitação envolve alunos que iniciam o processo para obter as categorias A e B da CNH. Muitos são aprovados no exame prático de uma das categorias, mas, por diversas razões, não conseguem concluir a outra. Nestes casos, uma alternativa viável é solicitar a desistência da categoria não concluída, procedimento que pode ser realizado no Centro de Formação de Condutores (CFC) ou protocolado junto ao Detran-MS.(Informações Detran-MS)