| Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.

Vice-Presidente Alckmin afirma que carga tributária não aumentou no Governo Lula

Facebook WhatsApp
Ampliar
Geraldo Alckmin. Foto: Fiesp Por: Editorial | 17/07/2024 10:26

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, declarou que a carga tributária não aumentou durante o governo atual. Em uma coletiva após se reunir com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Alckmin enfatizou que, em 2023, a carga tributária bruta foi de 32,4% do Produto Interno Bruto (PIB), uma redução em relação aos 33,7% registrados até 2022.

"Não houve aumento da carga tributária no governo do presidente Lula, pelo contrário, houve uma redução para 32,4% do PIB. Isso representa uma queda de 0,6%", afirmou Alckmin aos jornalistas. Ele destacou que, apesar de ainda ser alta para um país em desenvolvimento, essa redução foi possível devido à reforma tributária em curso, que visa simplificar o sistema substituindo cinco impostos por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, além de desonerar completamente a exportação e o investimento.

Sobre a recente lei que impõe taxação sobre compras internacionais de até US$ 50, Alckmin explicou que a medida visa garantir lealdade concorrencial entre empresas estrangeiras e as que operam no Brasil, destacando que o objetivo não é criar novos tributos, mas assegurar que a carga tributária para importados seja comparável àquela para produtos nacionais.

Durante a reunião no Palácio do Planalto, Alckmin e o presidente Lula receberam empresários do setor de alimentos da Abia, que anunciaram investimentos de R$ 120 bilhões até 2026. Esses investimentos incluem a abertura de novas fábricas, ampliação das existentes e iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.

"Em 2023, o Brasil se consolidou como o maior exportador de alimento industrializado do mundo. Este setor é essencial para nossa economia, exportando para 190 países e demonstrando crescimento mesmo em um ambiente desafiador", afirmou João Dornellas, presidente-executivo da Abia, destacando o crescimento de 3,3% no setor no primeiro semestre deste ano.

A visita de Matarella e a reunião com empresários destacam a importância das relações econômicas entre Brasil e Itália, assim como os esforços para fortalecer o mercado interno e a competitividade internacional das indústrias brasileiras.(Informações Canal Rural)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: