|
Hoje é Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu o deputado Alexandre Ramagem de manter contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL. A decisão foi tomada no âmbito do inquérito que investiga a existência de uma Abin paralela durante o governo passado. A notificação foi oficializada pelo gabinete de Moraes nesta terça-feira (16).
A decisão de Moraes impacta significativamente o cenário eleitoral na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Um ato de campanha de Bolsonaro com Ramagem estava agendado para a próxima quinta-feira (18) na capital fluminense. Ramagem, segundo as principais pesquisas de intenção de voto, aparece em segundo lugar, atrás do atual prefeito Eduardo Paes (PSD).
Com a proibição de contato, a candidatura de Ramagem pode ser seriamente comprometida, já que Bolsonaro é seu principal apoiador. Em declaração no sábado, Bolsonaro afirmou que continuará apoiando Ramagem mesmo após o avanço das investigações da Polícia Federal contra o candidato do PL.
Esta nova medida de Moraes altera o panorama político e eleitoral, colocando em xeque a viabilidade da candidatura de Ramagem, que dependia fortemente do apoio direto de Bolsonaro e do PL.(Informações Metrópoles)
