|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
As autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmaram neste domingo (14) que quatro trabalhadores de uma granja avícola no estado do Colorado foram diagnosticados com gripe aviária. Esses novos casos elevam para nove o total de infecções humanas no país desde que o primeiro caso do surto atual foi detectado em 2022, também envolvendo um trabalhador avícola no Colorado. Este ano, oito dos nove casos foram relatados. Além disso, uma quinta pessoa com sintomas está sendo testada, aguardando resultados.
Os trabalhadores diagnosticados estavam envolvidos no abate de aves em uma fazenda no nordeste do Colorado e tiveram contato direto com aves infectadas, segundo as autoridades de saúde estaduais. O vírus da gripe aviária, conhecido como H5N1, tem se espalhado desde 2020 entre mamíferos como cães, gatos, gambás, ursos, focas e botos em diversos países. Recentemente, o H5N1 foi detectado em gado bovino nos EUA e agora circula entre o rebanho de vários estados.
Apesar dos novos casos, as autoridades de saúde continuam a considerar a ameaça ao público em geral como baixa, destacando que o vírus não se espalhou entre pessoas. No entanto, o monitoramento rigoroso continua, devido à letalidade de versões anteriores do vírus para seres humanos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) enviaram uma equipe ao Colorado para auxiliar na investigação, a pedido do Estado.
