| Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.

Equipes continuam no combate a incêndios no Pantanal, apesar de condições climáticas favoráveis

Ampliar
Foto: Bruno Rezende/Arquivo Por: Editorial | 13/07/2024 08:34

Mesmo com as temperaturas mais baixas e a umidade do ar mais elevada em comparação a semanas anteriores, as equipes de combate aos incêndios florestais no Pantanal permanecem em ação por ar, terra e água. Embora as atuais condições climáticas não favoreçam a propagação do fogo, o cenário positivo não permite desmobilização. O alerta continua constante, já que nas próximas semanas, o forte calor e o tempo seco — fatores críticos para a expansão dos incêndios — devem retornar.

Além disso, o trabalho de rescaldo e prevenção segue em diversas áreas afetadas pelos incêndios florestais em junho. De acordo com informações do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), um foco de incêndio permanece ativo no Pantanal Sul-mato-grossense, na região do Tagiloma, conhecida como Maracangalha, em Corumbá.

Nesse local, uma força-tarefa está em operação não apenas para combater o incêndio, mas também para implementar medidas de controle e monitoramento.

Outro ponto de atenção é a região do Paraguai Mirim, onde equipes trabalham para evitar a reignição dos focos de incêndio e garantir que eles permaneçam confinados dentro da área isolada ao longo das margens do rio Paraguai.

Vale lembrar que, devido à riqueza de materiais orgânicos inflamáveis presentes no solo pantaneiro, a área é fértil para a reignição e propagação do fogo. As chamadas turfas são responsáveis pelo conhecido "fogo subterrâneo" no bioma, aumentando a complexidade do combate aos incêndios.(Informações  Governo de MS)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: