|
Hoje é Sábado, 15 de Novembro de 2025.
Em junho, a inflação no Brasil foi impulsionada principalmente pelo aumento de 7,43% no preço do leite longa vida, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10). Este aumento contribuiu com 0,06 ponto percentual para a taxa de 0,21% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês.
Além do leite, outros itens que exerceram pressão significativa sobre o IPCA de junho incluíram a batata-inglesa, com 0,05 ponto percentual, a gasolina (0,03 p.p.), a taxa de água e esgoto (0,02 p.p.) e perfume (0,02 p.p.).
Por outro lado, houve alívio na inflação devido à queda no preço das passagens aéreas, que registraram uma redução de 9,88% e tiveram uma influência negativa de -0,06 ponto percentual no índice. Contribuíram negativamente também o preço do mamão (-0,03 p.p.) e da cebola (-0,02 p.p.).
Esses dados refletem as variações de preços observadas no mercado brasileiro durante o mês de junho, influenciando diretamente o custo de vida dos consumidores.
