|
Hoje é Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025.
Os países da OTAN – a Aliança Militar do Atlântico Norte – começaram a transferir caças F-16 para a Ucrânia. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken: "Enquanto falo com vocês, os caças F-16 já estão a caminho da Ucrânia".
Os modelos F-16, que são uma antiga demanda de Kiev na guerra contra a Rússia, são aviões militares fabricados pelos Estados Unidos e equipados com mísseis de alta precisão. Cada aeronave custa cerca de R$ 80 milhões.
Segundo o governo americano, os jatos foram enviados pela Dinamarca e pela Holanda. As aeronaves serão pilotadas por militares ucranianos, uma estratégia para evitar o envolvimento direto de outros países na guerra contra a Rússia.
A decisão de reforçar ainda mais a Ucrânia foi tomada durante a cúpula da OTAN. Os aliados da Casa Branca estão reunidos em Washington. Entre eles, o novo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que esteve na Casa Branca na tarde desta quarta-feira. Ele se reuniu com Joe Biden em um dia marcado pela crescente tensão nos bastidores devido às eleições presidenciais.
