| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024

Operação contra importação ilegal de celular acontece em 6 estados e no DF


Marcelo Camargo/Agência Brasil Por: Editorial | 10/07/2024 09:02

Cerca de 250 policiais federais e 120 servidores da Receita Federal realizaram na manhã desta quarta-feira (10) uma operação contra um esquema de importação ilegal de celulares.

A ação ocorreu nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão, 25 ordens de sequestro de bens imóveis, 42 ordens de sequestro de veículos, além do bloqueio de 280 milhões de reais nas contas dos alvos da operação.

A 12ª Vara Federal do Distrito Federal determinou medidas cautelares diversas de prisão para os principais investigados, incluindo a proibição de deixarem o país com entrega dos passaportes em 24 horas, a proibição de saírem do município de domicílio, o comparecimento mensal ao Juízo Federal para informar suas atividades e a proibição de manterem contato entre si.

As investigações da operação, denominada “Corisco Turbo”, apontam indícios de envio ilegal de mais de R$ 1,6 bilhão ao exterior e estimam que mais de 500 mil telefones celulares foram trazidos ilegalmente ao país nos últimos cinco anos. Os suspeitos devem responder pelos crimes de falsidade ideológica, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas máximas podem chegar a 37 anos de reclusão.

O nome da operação, Corisco Turbo, faz referência ao modelo do avião apreendido durante a prisão em flagrante que originou as investigações, em fevereiro de 2022, no aeródromo Botelho, em São Sebastião-DF.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: