| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024

Mato Grosso do Sul lidera consumo de energia


Divulgação Por: Editorial | 09/07/2024 16:55

Um estudo realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) revelou que Mato Grosso do Sul liderou o consumo de energia elétrica no mês de maio deste ano. As altas temperaturas e a escassez de chuvas contribuíram significativamente para o aumento do consumo de eletricidade em todos os estados brasileiros. No ranking nacional, MS destacou-se em primeiro lugar com 13,3% do consumo total, seguido pelo Paraná (10,7%), São Paulo (10,3%) e Amazonas (8,9%). Rondônia e Rio Grande do Sul, por outro lado, apresentaram uma redução no consumo, com -2,6%.

O Rio Grande do Sul enfrentou uma queda no consumo devido às enchentes e à crise climática no início de maio, conforme relatado. Os dados completos sobre o consumo de energia de alguns estados não foram divulgados oficialmente.

No contexto nacional, as hidrelétricas contribuíram com quase 50 mil megawatts médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), marcando um aumento de 2,2% em comparação ao ano anterior. Esse resultado reforça a liderança do Brasil na geração de energia renovável. Os parques eólicos, como segunda maior fonte de energia do país, geraram 12,8 mil MW médios, representando um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, as usinas solares também tiveram um bom desempenho, contribuindo com mais de 3,11 mil MW médios, um aumento de 50%.

Em Mato Grosso do Sul, o consumo de energia atingiu 592 MW, enquanto a geração registrou 753 MW.

No que diz respeito à atividade econômica, o estudo monitorou 15 setores. Os destaques de maio, em comparação com o mesmo período do ano anterior, foram os setores de Madeira, Papel e Celulose (crescimento de 7,4%), Saneamento (crescimento de 6,5%) e Bebidas (crescimento de 6%). Por outro lado, os setores de indústria têxtil (queda de 6,5%), químicos (queda de 4,5%) e veículos (queda de 2,1%) registraram os maiores declínios.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: