| Naviraí/MS - Domingo, 21 de Julho de 2024

MS lidera exportação de Celulose e planeja expansão até 2032


Divulgação/Governo MS Por: Editorial | 09/07/2024 09:03

Mato Grosso do Sul, atualmente líder nacional na exportação de celulose, responsável por 24% da produção brasileira da commodity, está prestes a fortalecer ainda mais sua posição no setor. Na segunda-feira (8), representantes de grandes empresas globais e da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais, apresentaram ao governador Eduardo Riedel perspectivas promissoras para o futuro da indústria de celulose no estado.

Expansão e Geração de Empregos

Dados do setor indicam que Mato Grosso do Sul pode receber pelo menos quatro novos empreendimentos no setor de celulose até 2032. Esta expansão tem o potencial de criar quase 100 mil novos empregos, sendo aproximadamente 24 mil diretos e outros 69 mil indiretos. Esses números consideram apenas a operação das novas unidades, sem incluir os empregos gerados durante a construção das fábricas.

Qualificação e Demandas Sociais

Além de questões relacionadas à qualificação da mão de obra, os representantes de empresas como Arauco, Suzano, Bracell e Eldorado também discutiram com o governador e os secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento) e Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) demandas sociais, incluindo educação, habitação e saúde pública.

Ambiente Favorável para Negócios

"O Mato Grosso do Sul batalhou muito para alcançar esse patamar de competitividade e esse ambiente extremamente favorável de negócios e crescimento econômico", afirmou o governador Eduardo Riedel. Ele destacou que, graças a uma gestão fiscal austera e equilibrada, o estado é hoje um destaque nacional, liderando o ranking de competitividade e investindo mais de 18% de sua receita corrente líquida, indicador de investimento público vinculado à solidez fiscal.

Perspectivas Futuras

Com essas perspectivas, Mato Grosso do Sul se posiciona como um polo estratégico para a indústria de celulose, consolidando sua liderança e atraindo investimentos que podem transformar ainda mais a economia local e nacional. (Governo MS)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: