|
Hoje é Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026.
O advogado Tiago Bunning, representante do vereador licenciado de Campo Grande e acusado de ser chefe de um esquema de corrupção em Sidrolândia, Claudinho Serra (PSDB), apresentou à Justiça um pedido para adiar o julgamento de Habeas Corpus (HC) que pode anular todas as ações contra o tucano. O julgamento está marcado para esta terça-feira (09), e o pedido de adiamento ainda será analisado.
No pedido protocolado na manhã desta segunda-feira (08), Bunning cita a recente decisão que anulou as ações da Operação Laços Ocultos, conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), similar à Operação Tromper.
O argumento utilizado por Bunning para anular a 'Laços Ocultos' é o mesmo que ele aplica agora na defesa de Claudinho Serra: a alegação de que a Vara de Sidrolândia não tem competência para julgar ações decorrentes de investigações conduzidas por grupos de combate à corrupção do MP, como o Gecoc.
“Além disso, é preciso salientar que em recente decisão proferida pela 3ª Câmara Criminal deste TJMS no habeas corpus n. 1405079-28.2024.8.12.0000, que julgou questão análoga ao objeto dos presentes autos, reconheceu a competência de uma das 6 Varas Criminais de Campo Grande/MS para o processo e julgamento de medidas cautelares de natureza criminal contra organização criminosa promovidas pelo GECOC e GAECO, em observância ao Provimento n. 162/2008, reconhecendo a incompetência do Juízo de Amambai/MS“, argumenta o advogado, justificando que o acórdão ainda não foi publicado.
No entanto, as duas ações tramitam em Câmaras diferentes: a que anulou decisões da 'Laços Ocultos' é da 3ª Câmara Criminal, enquanto que o pedido contra a Tromper segue na 2ª Câmara Criminal do TJMS.
O HC para barrar a Operação Tromper teve sua primeira sessão de julgamento encerrada após um pedido de vista. Até então, dois desembargadores, incluindo o relator José Ale Ahmad Netto, negaram o pedido da defesa de Claudinho Serra.(Informações Midiamax)
