| Hoje é Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026.

Controladoria-Geral de MS alinha metodologia ágil para auditorias internas e compliance

Facebook WhatsApp
Ampliar
Divulgação Por: Editorial | 08/07/2024 08:42

Nesta semana, a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), por meio da Auditoria-Geral do Estado (AGE) e da Diretoria-Geral de Governança e Compliance (DGC), conduziu uma série de reuniões com líderes da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNSAU). O objetivo foi alinhar futuras atividades relacionadas à auditoria interna e ao compliance público.

Durante os encontros, foi apresentada a metodologia Ágil para auditoria interna, que será adotada pelo Estado para permitir uma abordagem mais rápida e flexível, adaptando-se às mudanças ao longo do processo de auditagem. A auditora-geral do Estado, Patrícia Salamene, destacou que essa inovação não só proporciona maior interação e colaboração entre auditores e unidades auditadas, mas também oferece diversas outras vantagens.

"Discutimos aspectos cruciais, como a flexibilidade das auditorias e a importância da comunicação contínua durante todo o processo. Apresentamos a equipe de auditoria treinada nas novas ferramentas, que será responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos em cada unidade auditada. Enfatizamos a importância da colaboração das equipes responsáveis pelos processos avaliados, ressaltando que o engajamento de todos é fundamental para o sucesso da auditoria Ágil, permitindo a identificação rápida de pontos de melhoria e a implementação eficaz de ações corretivas", explicou Salamene.

No que diz respeito ao compliance público, os encontros abordaram questões relacionadas ao início das consultorias, previsto para este mês. Segundo Fabiana Ferreira Saldivar, diretora-geral de governança e compliance da CGE-MS, o objetivo é orientar e subsidiar tecnicamente os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na elaboração de Programas de Integridade e na gestão de riscos em processos.

"Essas práticas refletem o compromisso dos dirigentes públicos com a transparência das atividades governamentais, a prevenção e combate à corrupção e a otimização da gestão de recursos públicos", destacou Saldivar.

Rodrigo Ribeiro, auditor e chefe da Unidade Setorial de Controle Interno (USCI) da SES, acrescentou que "a instalação do Comitê de Compliance representa um avanço significativo. A incorporação de boas práticas, gestão de riscos, programas de integridade e apoio à gestão beneficiam a secretaria, o governo, os servidores e a sociedade". (Informações CGE-MS)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: