| Naviraí/MS - Domingo, 21 de Julho de 2024

Campo Grande sediará seminário do MEC para discussão sobre primeira Universidade Indígena do Brasil


(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) Por: Editorial | 07/07/2024 11:31

Campo Grande será o palco de um importante seminário promovido pelo Ministério da Educação (MEC) na próxima quinta-feira, dia 11. O evento tem como objetivo discutir a implementação e organização da primeira universidade indígena do Brasil e faz parte de uma série de reuniões organizadas pela pasta para escutar os povos indígenas.

Ao longo de aproximadamente dois meses, entre 5 de julho e 11 de setembro, o MEC percorrerá 12 estados brasileiros para consultar essa parcela da população. Os seminários são uma iniciativa do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 350, de 15 de abril. O propósito desses encontros é garantir que a voz dos povos indígenas seja ouvida e considerada no desenvolvimento de instituições de ensino superior que atendam suas necessidades e expectativas.

A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio dessas instituições, os povos indígenas terão garantia de gestão e de recursos, além de participar ativamente em todas as etapas do processo de construção do projeto. Isso inclui a consulta e a participação direta dos indígenas, além de assegurar recursos humanos e financeiros adequados para o funcionamento e manutenção das instituições, priorizando a atuação dos próprios indígenas em seu quadro institucional.

Essa demanda foi formalmente apresentada nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (Coneei) I e II, realizadas em 2009 e 2018. As Conferências são as instâncias máximas de consulta aos representantes dos povos indígenas e servem como espaço para proposições de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da Educação Escolar Indígena em todas as esferas governamentais.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: