| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024

'Enquanto estiver vivo, vou procurar ficar ocupado', diz candidato ao Enem de 84 anos


Foto: Kaique Dias Por: Editorial | 06/07/2024 10:37

Nascido em Portugal em 13 de março de 1940, João Guerra Pinto, de 84 anos, chegou ao Brasil aos 15 anos, decidido a ficar com o pai e a família e buscar oportunidades de trabalho. Embora as circunstâncias da vida não tenham permitido que ele estudasse na juventude, isso não o impediu de perseguir seu sonho décadas mais tarde.

Aposentado desde o final dos anos 1980, João passou a maior parte de sua vida como proprietário de um bar no Centro de Vitória, onde não apenas sustentou sua família, mas também criou quatro filhos e oito netos. Quando decidiu se aposentar e passar o negócio para um de seus netos há três anos, finalmente teve tempo para realizar um antigo desejo: estudar.

"Foi há três anos, quando decidi parar e passar o bar para um neto, que finalmente me vi livre, com tempo para estudar, algo que sempre foi um sonho!", revelou João.

Ele se matriculou em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e este ano concluiu o ensino médio. Agora, seu próximo desafio é testar seus conhecimentos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programado para o final deste ano.

Inicialmente surpresa com a ideia, a advogada Rosa Maria Gomes Pinto, filha de João, rapidamente se mobilizou para apoiar o pai em seu desejo. A história de João Guerra Pinto é um testemunho inspirador de que nunca é tarde para buscar novos desafios e realizar sonhos adiados.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: