| Naviraí/MS - Domingo, 21 de Julho de 2024

Pantanal TECHMS anuncia novos cursos e parcerias na UEMS


Divulgação Por: Editorial | 02/07/2024 09:06

O Pantanal TECHMS foi palco de lançamentos e autorizações significativas, promovidas pelo Governo do Estado e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Em parceria com várias instituições e empresas, foram anunciados um novo mestrado e três novas graduações na UEMS.

Mestrado

O mestrado stricto sensu, ProfÁgua, foi lançado na UEMS, oferecendo uma formação abrangente para profissionais na área de recursos hídricos. Este curso integra teoria e prática, abordando a gestão integrada dos recursos hídricos, incluindo qualidade e quantidade da água, aspectos legais, institucionais e ambientais, além da disponibilidade e regulação hídrica. O corpo docente é composto por professores da UEMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O programa tem como objetivo qualificar profissionais que atuam na área de recursos hídricos, promovendo a disseminação de conhecimento técnico, científico e inovador.

Graduações

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, autorizaram o lançamento de dois novos cursos em parceria com a Prefeitura Municipal de Aquidauana, representada pelo Prefeito Odilon Ribeiro, e a UEMS, representada pelo Reitor Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho. Os cursos são:

  • Curso Tecnológico de Nível Superior em Agroecologia: Oferecido em Amambai, este curso tem como objetivo formar profissionais de excelência no setor de Agroecologia, atendendo às demandas do Estado de MS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMS. O valor de repasse do Ministério dos Povos Indígenas para este curso é de R$ 8.742.817,71.

  • Bacharelado em Agroecologia: Oferecido em Aquidauana, o curso busca formar profissionais capacitados em Agroecologia, também alinhado com as demandas estaduais e os ODS.

Além disso, foi autorizado o lançamento do Curso Tecnológico de Nível Superior em Silvicultura em parceria com a empresa Suzano, representada por Leonardo Grimaldi e Rodrigo Zagonel, a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, representada pelo Prefeito João Alfredo, e a UEMS. Este curso visa formar profissionais de excelência no setor de Silvicultura e papel e celulose, atendendo às demandas da Rota da Celulose em MS e ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMS. O financiamento inclui R$ 1.463.720,00 da empresa Suzano, com contrapartidas do Governo de MS e da Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: