| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024

Aumento do consumo de eletricidade no Brasil em 2024


Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil Por: Editorial | 25/06/2024 17:33

O consumo de eletricidade no país registrou um aumento significativo de 7,3% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A classe residencial liderou esse crescimento com um aumento de 12,3%, alcançando um consumo de 46.242 GWh, o maior valor trimestral desde 2004 e superando o recorde anterior registrado no último trimestre de 2023.

A classe comercial também apresentou expansão considerável, com um aumento de 8,4% no consumo de eletricidade, atingindo 26.942 GWh, o maior valor trimestral já registrado desde o início da série histórica da EPE. Esse desempenho foi impulsionado pelo forte crescimento do setor de comércio e serviços, além das condições climáticas com temperaturas elevadas que estimularam o consumo de energia.

Por sua vez, a classe industrial registrou um aumento de 3,8% no consumo de eletricidade no primeiro trimestre de 2024, contribuindo para o aumento geral do consumo energético no país. Esse crescimento reflete a recuperação econômica e o aumento na produção industrial.

O aumento do consumo de energia elétrica da classe residencial foi principalmente motivado pelas condições climáticas adversas, como as ondas de calor e temperaturas acima da média, além do aumento na posse de equipamentos de refrigeração e melhorias nos indicadores econômicos, como emprego e renda, que favoreceram o aumento do consumo domiciliar.

Esses dados indicam uma tendência de crescimento robusto no consumo de eletricidade no país, influenciada por múltiplos fatores econômicos e climáticos, destacando a necessidade contínua de monitoramento e gestão eficiente dos recursos energéticos.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: