| Naviraí/MS - Domingo, 21 de Julho de 2024

Brasil recebe aprovação dos EUA para exportar óleo de cozinha usado


Foto Divulgação Por: Editorial | 23/06/2024 11:59

Na última semana, os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores do Brasil anunciaram, em nota conjunta, que o país poderá exportar óleo de cozinha usado (UCO - used cooking oil) para os Estados Unidos. A aprovação sanitária das autoridades norte-americanas foi recebida pelo governo brasileiro nesta quinta-feira (20).

O UCO, um resíduo de óleos e gorduras vegetais utilizados em cozinhas e frituras na indústria alimentícia, tem grande potencial como matéria-prima para a produção de biocombustíveis, incluindo biodiesel e combustível de aviação sustentável. Esta é a segunda vez este ano que os EUA abrem seu mercado para produtos agrícolas brasileiros; em janeiro, foi autorizada a exportação de gelatina e colágeno de origem animal.

O Ministério da Agricultura destacou que a exportação de UCO para os Estados Unidos representa uma importante oportunidade de mercado, impulsionada pela crescente demanda norte-americana por biocombustíveis. Para atender às exigências dos EUA, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura deverá emitir certificações de rastreabilidade, identidade e origem do produto. Essas certificações serão baseadas em auditorias dos procedimentos de autocontrole dos estabelecimentos armazenadores e exportadores.

Essa nova abertura de mercado marca a 146ª expansão comercial do agronegócio brasileiro em 51 países desde o ano passado. Só em 2024, foram abertos 68 novos mercados em 29 países, consolidando o Brasil como um grande exportador global de produtos agrícolas.

A inclusão do óleo de cozinha usado no portfólio de exportações brasileiras não só reforça o compromisso do país com a sustentabilidade e a economia circular, mas também abre novas oportunidades de negócios para os produtores e exportadores brasileiros. A expectativa é que esta nova frente comercial contribua significativamente para o desenvolvimento do setor de biocombustíveis, alinhando-se às metas globais de redução de emissões de carbono e promoção de energias renováveis.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: