| Naviraí/MS - Domingo, 21 de Julho de 2024

Greve dos professores da UFMS indica possível encerramento após 48 dias


Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax Por: Editorial | 19/06/2024 10:34

A greve dos professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) completou 48 dias nesta quarta-feira (19) e já sinaliza seu encerramento. Em assembleia conduzida pela Adufms (Associação dos Docentes da UFMS) na terça-feira (18), os docentes aprovaram a saída coletiva da paralisação e discutiram o calendário de reposição das aulas.

Mariuza Guimarães, presidenta da Adufms, esclarece que, embora a saída coletiva tenha sido aprovada, o retorno às atividades só ocorrerá com a assinatura de um acordo entre o Governo Federal e os grevistas. A principal reivindicação da greve é a recomposição salarial para corrigir os salários conforme a inflação, além de melhorias nas condições de trabalho e na qualidade da educação pública.

“Na assembleia, aprovamos a saída coletiva da greve, com a condição de que o retorno às atividades esteja condicionado à assinatura de um acordo entre o Andes SN e o Governo Federal, além da aprovação do calendário de reposição das aulas”, afirmou Mariuza.

Entre os dias 21 e 23 de junho, o Comando Nacional de Greve terá reuniões para consolidar os resultados das assembleias de base. Em seguida, os docentes divulgarão um comunicado com as orientações para o fim da greve ou sua continuidade, incluindo uma nova rodada de assembleias para detalhar os procedimentos de retorno às atividades e as diretrizes do calendário de reposição.

Segundo a Adufms, os comandos locais de greve estão planejando reuniões com a gestão acadêmica para elaborar o calendário de reposição.

“Nosso objetivo é assegurar a qualidade das aulas, além dos direitos dos docentes quanto à carga horária semanal e ao intervalo mínimo de 15 dias entre os semestres. Também há outras questões acadêmicas e funcionais essenciais para o retorno das atividades na comunidade universitária”, explicou Mariuza.(Informações Midiamax)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: