| Naviraí/MS - Domingo, 21 de Julho de 2024

Mexa-se para viver melhor: Descubra os perigos do sedentarismo


Divulgação Por: Editorial | 18/06/2024 09:23

Quase metade da população brasileira com mais de 18 anos vive de forma sedentária, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2020, realizada pelo IBGE. Este dado é alarmante para a saúde pública, pois o sedentarismo é um fator de risco para diversas doenças.

É importante entender que praticar atividade física esporadicamente não é suficiente para deixar de ser considerado sedentário. A prática deve ser regular e adequada para atender às necessidades do organismo. Especialistas destacam a importância de manter uma rotina de exercícios físicos para evitar os perigos do sedentarismo. Confira os impactos negativos:

Problemas na Coluna

O neurocirurgião Guilherme Rossoni, especialista em doenças da coluna e dor crônica, alerta que o sedentarismo é um dos principais vilões para patologias na coluna. “A falta de atividade física enfraquece a musculatura de sustentação da coluna, tornando-a mais suscetível a dores e doenças como hérnia de disco, bico de papagaio, dor ciática, abaulamento discal, espondilolistese e escoliose”, explica Rossoni. Ele reforça a necessidade de praticar atividades físicas com orientação profissional.

Problemas Cardiovasculares

A cardiologista Marise Gomes, mestre e PhD especializada em cirurgia de alta complexidade, destaca que o sedentarismo tem consequências diretas na saúde cardiovascular. “A falta de exercício pode tornar as artérias menos elásticas e mais propensas a obstruções, aumentando o risco de angina e infarto. A pressão arterial também pode subir, colocando mais estresse sobre o coração e os vasos sanguíneos”, afirma Gomes.

Ela também menciona que o perfil lipídico no sangue pode se alterar, com aumento dos níveis de LDL e redução do HDL, favorecendo o desenvolvimento de aterosclerose. “O risco de arritmias cardíacas e insuficiência cardíaca também pode aumentar”, alerta a cardiologista.

A pesquisa do IBGE revela a necessidade urgente de adotar um estilo de vida mais ativo. Incorporar atividades físicas regulares na rotina é essencial não só para prevenir problemas na coluna e doenças cardiovasculares, mas também para melhorar a qualidade de vida de maneira geral. Mexa-se e cuide da sua saúde!




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: