| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024

Semana no RS deve ser de fortes chuvas e instabilidades


Acumulados de chuva previstos para a semana — Foto: Divulgação/ Climatempo Por: Editorial | 17/06/2024 05:43

A semana que se inicia promete ser de clima extremamente instável no Rio Grande do Sul, conforme prevê a Climatempo. O estado será impactado pela formação e deslocamento de duas frentes frias, combinadas com a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera, resultando em intensas instabilidades até quarta-feira (19).

"A gente tem condições, eu diria, muito difíceis para os próximos dias, porque o volume previsto é bastante grande", afirmou o meteorologista Anderson Ruhoff, da UFRGS.

 

Desde sábado (15), as chuvas já se fazem presentes e há previsão de precipitações significativas até quarta-feira (19) em grande parte do sul do país, de acordo com a Climatempo:

 

  • No centro-norte e noroeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva podem variar entre 200 mm e 300 mm. Regiões como a Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos, Jacuí e Caí, além de trechos de serra e planalto, estão incluídas nesta previsão.
  • Nas demais áreas, os acumulados esperados estão entre 80 mm e 150 mm.

 

Ruhoff destacou que a presença de uma frente fria estacionada sobre o estado, juntamente com um bloqueio atmosférico, impedirá o avanço das chuvas, concentrando-as sobre o Rio Grande do Sul.

 

"Estima-se que as rajadas de vento variem entre 60 e 80 km/h na maioria das regiões, podendo alcançar 90 km/h nas áreas serranas durante os dias 16 e 17", explica Anderson Ruhoff.

 

O meteorologista ressalta que, embora a repetição de eventos extremos como os registrados na enchente do mês de maio, com acumulados superiores a mil milímetros em várias áreas, seja improvável, os volumes de chuva previstos para os próximos dias ainda são consideráveis.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 176 óbitos em decorrência das enchentes que atingiram o estado em maio, conforme boletim desta sexta-feira (14). A chuva forte no estado começou em 27 de abril em Santa Cruz do Sul e se estendeu por mais de 470 cidades, sobrecarregando as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, que transbordaram.

Confira a previsão para a semana, segundo a Climatempo:

 

Nesta segunda-feira (17), o tempo ficará bastante nublado e chuvoso nas regiões das Missões, noroeste e norte do estado, onde são esperados temporais e elevados volumes de água. Na região central, sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, serras, vales e litoral, a chuva ocorrerá a qualquer momento, podendo ser de forte intensidade em alguns períodos. No oeste e na campanha, a chuva enfraquecerá, transformando-se em garoa ao longo do dia.

Já na terça-feira (18), a chuva poderá ocorrer a qualquer hora nas Missões, centro, noroeste, norte, Região Metropolitana, vales, serra, nordeste e litoral, podendo ser intensa. No sul e na campanha, a chuva é prevista para a manhã, com tendência de enfraquecer no decorrer do dia. Na fronteira oeste, o tempo ficará firme, apenas com nebulosidade.

Na quarta-feira (19), as instabilidades persistirão em todo o estado. O dia será de céu encoberto, com chance de chuva a qualquer momento, de maneira forte e volumosa. Temporais são esperados, acompanhados de fortes rajadas de vento.

No entanto, na quinta-feira (20), em boa parte do Rio Grande do Sul, não deverá chover, mas a variação de nebulosidade persistirá no centro-sul, com períodos de céu nublado, especialmente em cidades como Pelotas, Bagé e Santa Maria. Já na região dos vales, serra, Porto Alegre e litoral norte, muitas nuvens estarão presentes desde o início do dia, com possibilidade de chuva a qualquer momento. (g1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: