| Naviraí/MS - Domingo, 23 de Junho de 2024

Líderes da Câmara dos Deputados discutem rito de votações polêmicas nesta semana


Hugo Barreto Por: Editorial | 11/06/2024 09:23

Os líderes da Câmara dos Deputados se reúnem hoje (11/06) para definir o rito das votações desta semana. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou a intenção de colocar em pauta dois projetos de lei controversos: um que limita as delações premiadas e pune a divulgação de depoimentos policiais, e outro que equipara a realização de aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio.

Na segunda-feira (10/06), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo é contra os dois projetos, argumentando que ambos incentivam a “violência política” e a “beligerância”.

“Achamos que qualquer projeto de lei que alimente esse clima de intolerância, de beligerância, não deveria estar no centro das pautas neste momento. O líder [José] Guimarães vai reforçar essa fala junto ao conjunto dos líderes e ao presidente da Câmara”, declarou Padilha. Além disso, há um motivo mais pragmático para a oposição do governo: o presidente Lula (PT) teme que esses temas contaminem as campanhas eleitorais para as prefeituras em 2024.

Com o PT buscando a ambiciosa meta de eleger 300 prefeitos neste ano, seria complicado para o partido dividir esforços com batalhas legislativas em um Congresso Nacional cada vez mais inclinado à direita.

Caso os projetos sejam levados à votação, o governo já considera a derrota como o cenário mais provável.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: