| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024

Veterano de guerra, aos 100 anos, se casa com noiva de 96 na França


Win McNamee/Getty Images Por: Editorial | 09/06/2024 07:40

Harold Terens, de 100 anos, e Jeanne Swerlin, de 96, se casaram na região da Normandia, no norte da França, durante as celebrações dos 80 anos do desembarque dos aliados no Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial.

“É o melhor momento da minha vida. Tenho 100 anos e minha noiva tem 96, e casar aqui em Carentan é incrível”, declarou Harold Terens após a cerimônia realizada no sábado (8/6). O casamento aconteceu perto das praias onde os soldados desembarcaram em junho de 1944.

Jeanne, vestida em um cetim rosa, estava radiante. “Esperei 96 anos para encontrar a pessoa certa e tenho um casamento como só reis e rainhas têm”, celebrou. Harold, que se sente rejuvenescido, acenou para os convidados e curiosos da sacada da prefeitura onde o casamento foi oficializado.

Terens, veterano norte-americano, está na Europa para ser homenageado durante as comemorações do 80º aniversário do Dia D. Ele aproveitou a ocasião para casar com Jeanne, com quem vive na Flórida, nos Estados Unidos.

Após a cerimônia, o casal foi a Paris, onde Harold foi convidado para um jantar oferecido pelo presidente francês Emmanuel Macron ao presidente dos EUA, Joe Biden.

Harold Terens tem uma memória fantástica e se lembra bem dos acontecimentos da guerra. Aos 18 anos, após o ataque a Pearl Harbor em 1941, ele se alistou no Exército. Apesar de seu daltonismo impedi-lo de ser piloto, tornou-se especialista em Código Morse e participou das operações de comunicação terra-ar.

“Estávamos perdendo a guerra porque perdíamos muitos aviões e muitos pilotos”, lembra. Sua unidade perdeu metade dos aviões durante o desembarque na Normandia. Depois, ele foi voluntário para transportar prisioneiros de guerra alemães e aliados libertados de volta à Inglaterra.

Após a guerra, Harold voltou a Nova York, casou-se com Thelma, com quem viveu por 70 anos e teve três filhos. Após a morte de Thelma, Harold conheceu Jeanne em 2021 e desde então não se separaram. “Nunca amei ninguém como amo essa garota”, disse Terens. “Ela ilumina minha vida. Ela torna tudo mais bonito, faz a vida valer a pena”, concluiu o veterano.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: