| Naviraí/MS - Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024

MS Expande Atendimento para Emissão do Novo RG com Mais Vagas


Foto: Divulgação Por: Editorial | 03/06/2024 09:25

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul, através do Instituto de Identificação da Polícia Científica, anunciou a ampliação do atendimento para a emissão do novo RG digital. O agendamento online, disponível desde quinta-feira (30), agora conta com mais vagas e um novo posto de identificação. A agenda estará aberta para junho e julho.

Daniel Ferreira de Freitas, diretor do Instituto de Identificação, informou que a partir do segundo sábado de junho, serão disponibilizadas 250 vagas aos sábados no Pátio Central, com atendimento das 8h às 20h, estendendo-se também de segunda a sexta. Além disso, um novo posto de identificação foi ativado na Capital, no CAORC (Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados), com planos de ampliar ainda mais a oferta de vagas em junho.

Desde a implementação do novo RG, 88.235 carteiras de identidade foram emitidas em Mato Grosso do Sul, abrangendo todos os 79 municípios. Em junho e julho, a Capital terá uma ampliação de 40% nos atendimentos.

O coordenador-geral de Perícias da Polícia Científica, José de Anchieta Souza Silva, destacou que o novo RG aumenta a segurança e dificulta fraudes, elevando a eficiência do Estado.

O processo de obtenção do novo RG é simples e acessível, com agendamento online através do link http://servicos.sejusp.ms.gov.br. É necessário apresentar CPF, Certidão de Casamento ou Nascimento, e documentos opcionais como Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

O novo RG digital unifica o número do CPF e inclui informações adicionais como tipo sanguíneo e dados sobre doenças. O documento possui um QR Code para validação eletrônica e adota o código MRZ usado em passaportes, reduzindo fraudes. A primeira via é gratuita, válida em todo o território nacional, e sua validade varia de acordo com a faixa etária: 5 anos para crianças até 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos. A gratuidade para a emissão da primeira via do novo RG em Mato Grosso do Sul vai até 2032, conforme estipulado pelo Governo Federal.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: