|
Hoje é Domingo, 16 de Novembro de 2025.
Com diversos rios já em níveis recordes por causa das chuvas dos últimos dias, o Rio Grande do Sul deve ter novos temporais neste fim de semana. A previsão é que o volume de chuva supere os 150 milímetros em boa parte do estado.
????? Segundo a Climatempo, as chuvas devem ficar mais intensas por dois fatores:
O resultado da atuação desses dois sistemas é um impacto entre o ar quente e úmido vindo do litoral e a massa de ar frio, o que ajuda a formar nuvens mais carregadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuvas devem ser mais intensas no centro-leste e nordeste do estado.
A região metropolitana de Porto Alegre também deve sofrer com os temporais. Domingo (12) é o dia com maior volume previsto, com acumulados que podem superar os 80 milímetros. Com os temporais esperados para a região de bacias do Guaíba, há possibilidade de o nível voltar a superar os 5 metros.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, as bacias da região devem receber o maior volume de chuva, especialmente próximo ao Rio Caí e no Vale do Rio Taquari.
Devido às inundações no estado, o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao governo federal e que faz a comunicação de risco para a Defesa Civil, alerta para os possíveis riscos com as novas chuvas previstas.
??O órgão divide os alertas de risco em dois tipos: geológicos – como deslizamentos de terra e desabamentos – e hidrológicos – como inundações, alagamentos de áreas rebaixadas e extravasamento de rios e canais.
???? De acordo com o Cemaden, os principais alertas até a próxima segunda são:
Possibilidade muito alta de novas enchentes nas mesorregiões Centro Oriental e Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-grandense e região metropolitana de Porto Alegre.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/S/HxXt8GTvuB7BifBu9Gzw/riscos-hidro-rs-fds.png)
Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. — Foto: Cemaden
A avaliação considera a previsão de altos acumulados de chuvas previstos para os próximos dias, que se somam à permanência das inundações, aos níveis elevados dos rios em diversos municípios e às condições de saturação do solo.
As bacias do rio Uruguai, do lago Guaíba e do rio Camaquã se encontram em situação crítica e devem receber mais água dos rios da região que já estão com níveis acima da cota de transbordamento. (g1RS)
