|
Hoje é Domingo, 16 de Novembro de 2025.
As Forças Armadas enviaram para Lajeado (RS) um avião KC-390, o maior da frota brasileira, com capacidade de carga para acomodar até 26 toneladas, para ajudar nos regastes às enchentes no Rio Grande do Sul.
A aeronave pode transportar tropas, veículos militares e equipamentos com facilidade.
Segundo fontes que integram a comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou hoje o Rio Grande do Sul, a maior preocupação no momento é a falta de teto para que seis helicópteros enviados pela Força Aérea Brasileira (FAB) que estão estacionados em Criciúma possam fazer resgates.
A FAB já havia colocado dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), à disposição das buscas. A operação conta com auxílio de um óculos de visão noturna (NVG) por conta das condições meteorológicas.
Segundo a CNN, o governo do Rio Grande do Sul estabeleceu um gabinete de crise por conta das chuvas. Segundo o estado, o foco das equipes de apoio no momento é o resgate de famílias que estão isoladas pelas inundações.
