|
Hoje é Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez duras críticas à escola de samba Vai-Vai nesta quinta-feira (15 de fevereiro de 2024), afirmando que daria nota zero para a agremiação que desfilou no último sábado (10 de fevereiro) em São Paulo. Durante o desfile, houve integrantes trajados como policiais com alusões a demônios.
"Se eu fosse jurado, daria nota zero no quesito fantasia", declarou o governador a jornalistas após participar de um evento de entrega da reconstrução da escola estadual Plínio Gonçalves de Oliveira Santos, na cidade de São Sebastião.
Freitas também criticou o gosto das fantasias apresentadas pela escola de samba, classificando-as como "de péssimo gosto". Ele enfatizou que a polícia é uma instituição que merece respeito, destacando sua importância em diversas situações, desde segurança pública até ações de defesa civil e atendimentos de emergência.
O governador elogiou os profissionais da instituição policial, chamando-os de "excelentes profissionais que não devem nada a ninguém" e ressaltou sua coragem e heroísmo. Ele considerou o deboche presente nas fantasias como algo negativo e agressivo, concluindo que mereceriam nota zero.
A escola de samba Vai-Vai, que desfilou com um enredo em homenagem à história do hip hop no Brasil, foi alvo de críticas por parte de representantes de policiais e congressistas devido às manifestações de policiais da Rota com alusões a demônios. O Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) emitiu uma nota de repúdio à alegoria da Vai-Vai, considerando que a escola tratou com escárnio a figura dos agentes da lei.
Em resposta, a Vai-Vai afirmou que não teve a intenção de atacar individualmente policiais e agentes de segurança pública, mas sim fazer um manifesto crítico na cidade de São Paulo, destacando as exclusões enfrentadas pelo hip hop e seus elementos culturais. A agremiação explicou que buscou contextualizar os eventos históricos ocorridos com os precursores do movimento hip hop no Brasil no enredo do desfile. (com informações poder360)
