| Hoje é Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026.

Sucesso da colheita de soja em MS agora depende de São Pedro

Facebook WhatsApp
Ampliar
Equipe do Rally da Safra avalia lavoura de soja em propriedade rural. (Foto: Divulgação) Por: Walter Azzolini | 19/01/2024 14:59

colheita de soja no Brasil confirma a quebra irreversível da safra devido ao forte El Niño. Condições climáticas desfavoráveis, como falta de chuvas e altas temperaturas em algumas regiões e excesso de chuvas no Sul, resultaram em uma quebra de mais de 15,3 milhões de toneladas em todo o país, segundo o Rally da Safra. Em Mato Grosso do Sul, 5,4% da área plantada foi replantada devido à estiagem, afetando 11,9% da área total. O replantio gera prejuízos à safra de soja e à segunda safra de milho.

As primeiras áreas colhidas indicam redução do potencial produtivo, variando entre 10 a 15 sacas por hectare, resultando em uma estimativa de colheita de 13,8 milhões de toneladas, abaixo dos 15 milhões do ciclo passado. A região norte apresenta quebras, contrariando a safra anterior. Segundo informações do campograndenews, a produtividade média em Mato Grosso do Sul é estimada em 54 sacas por hectare pelo Projeto Siga-MS e 59 sacas pelo Rally da Safra.

Até 12 de janeiro, 18,9% das lavouras apresentavam condições "regular" e "ruim". Mato Grosso tem colheitas mais prejudicadas pela seca, enquanto a preocupação em áreas com variedades de ciclo médio e tardio é o excesso de chuvas durante a colheita. Nacionalmente, a Agroconsult estima uma safra de 153,8 milhões de toneladas, 3,7% inferior à temporada passada, devido a condições climáticas adversas.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: