|
Hoje é Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025.
Com o calor intenso e a falta de chuvas significativas, povos indígenas de Mato Grosso do Sul, principalmente os das etnias Bororo e Jaguapiru, situados em Dourados, têm enfrentado a falta de água. Para solucionar o problema, de modo emergencial, o Governo Federal tem recorrido ao uso de caminhões pipa.
A informação foi confirmada pelo secretário de saúde indígena do Ministério da Saúde do Brasil, Ricardo Weibe Tapeba, durante coletiva de imprensa desta quarta-feira (15), juntamente à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
Questionado sobre a situação e as possíveis soluções, o secretário explicou que políticas públicas estão sendo discutidas a longo prazo e que, bem como estratégias para efeitos imediatos.
“Também levamos a discussão para a Funasa [Fundação Nacional de Saúde], nós estamos discutindo num plano emergencial que cuide da perfuração de poços e também da contratação de novos carros pipa”, disse.
Problema antigo, a falta de água para povos indígenas de MS vem ganhando destaque em meio às discussões sobre atendimento a tais populações.
A Reserva Indígena de Dourados tem cerca de 25 mil habitantes que vem sofrendo há anos com a falta de abastecimento de água potável e em tempos de seca e calor o problema agrava-se. (correiodoestado)
