| Hoje é Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025.

Cenário internacional e Meta Fiscal em risco limitam corte na taxa de juros

Novo corte de 0,5 ponto percentual esperado na próxima quarta-feira
Ampliar
Banco Central do Brasil cortou os juros mais uma vez - Arquivo Por: Walter Azzolini | 29/10/2023 13:19

Com a piora do cenário externo e a ampliação da incerteza fiscal pela fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a meta fiscal, o mercado financeiro vê espaço limitado para a queda dos juros durante o atual ciclo de cortes da taxa básica (Selic).

No curto prazo, os economistas apostam que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central não deve alterar sua estratégia. Há consenso de que será feito, na próxima quarta-feira (1º), um novo corte de 0,5 ponto percentual, o que levaria a Selic para 12,25% ao ano.

As incertezas se concentram no cenário à frente. A declaração de Lula de que a meta fiscal de 2024 não precisa ser zero e que "dificilmente" o governo alcançará esse objetivo provocou disparada das taxas de contratos de juros futuros.

Os analistas, contudo, já estavam colocando a meta fiscal em xeque muito antes da fala do chefe do Executivo e embutindo isso nas projeções para a trajetória da Selic nos próximos meses –agora incorporando também a deterioração do ambiente internacional. (correiodoestado)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: