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Rodovia Bioceânica: primeiras vigas de concreto começam a ser instaladas

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Consórcio que constrói a Ponte da Bioceânica começou a instalar as vigas de 30 toneladas da superestrutura do viaduto do lado paraguaio da obra — Foto: MOPC/Divulgação Por: Walter Azzolini | 23/10/2023 17:42

A ponte da Bioceânica, estrutura que está sendo construída entre Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, e que viabiliza a megaestrada que ligará o Brasil ao Chile, começou a receber as vigas de 30 metros e 30 toneladas, que compõem a superestrutura do viaduto de acesso pelo lado paraguaio da obra.

Segundo o Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC), o primeiro conjunto com 8 vigas começou a ser instalado na semana passada. Conforme informações do jornal folhadedourados, a previsão é 176 unidades sejam montadas na ponte. As estruturas estão sendo fabricadas na cidade de Capiatá, no departamento Central, a 710 quilômetros de Carmelo Peralta, e depois são transportadas de caminhão até o canteiro de obras. 

A estrutura está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões da administração paraguaia da Itaipu. A ordem de serviço da ponte foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo governo do país vizinho.

A estrutura terá uma extensão de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 metros.

Mais de um terço das obras da Ponte da Bioceânica entre Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, já foi concluído, aponta MOPC — Foto: MOPC/Divulgação

Mais de um terço das obras da Ponte da Bioceânica entre Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, já foi concluído, aponta MOPC — Foto: MOPC/Divulgação

Em sua página na internet, o consórcio Pybra, formado pelas empresas Tecnoedil Construtora, do Paraguai, e Cidade Ltda e Paulitec Construções, do Brasil, aponta a conclusão das obras no primeiro semestre de 2025. No início de outubro o MOPC apontou que mais de um terço das obras da ponte de Bioceânica já havia sido concluído.

Para acessar a ponte da Bioceânica, pelo lado brasileiro, será construído o acesso, que teve edital licitado pelo DNIT em setembro, junto com o contorno rodoviário de Porto Murtinho, e o centro aduaneiro que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai.

O acesso, conforme o edital do DNIT, terá aproximadamente 13,1 quilômetros e partirá do quilômetro 678 da BR-267, até a ponte.

Em agosto, essas obras já haviam sido incluídas na nova versão do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal.

Rota da integração

Infográfico mostra o traçado da megaestrada que liga o Brasil ao Chile — Foto: g1

Infográfico mostra o traçado da megaestrada que liga o Brasil ao Chile — Foto: g1

A megaestrada, também chamada de Rota Bioceânica ou Rota da Integração Latino-Americana (RILA), segundo estudos da Empresa de planejamento e logística (EPL) pode encurtar em mais de 9,7 mil quilômetros de rota marítima a distância nas exportações brasileiras para a Ásia. Em uma viagem para a China, por exemplo, pode reduzir em 23% o tempo, cerca de 12 dias a menos.

Esse ganho logístico representa incremento de competitividade para os produtos sul-mato-grossenses e brasileiros. Além disso, a rota possibilita o incremento da comercialização entre os quatro países por onde passa: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, além de promover a integração cultural e o turismo.




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