| Hoje é Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025.

Ministério cria gabinete de crise para acompanhar violência contra indígenas em MS

Ampliar
Áreas de disputa já estão sob emprego da Força Nacional Por: Walter Azzolini | 26/09/2023 13:06

Nesta terça-feira (26), o Ministério de Estado dos Povos Indígenas publicou uma portaria no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro substituto, Eloy Terena, constituindo um gabinete de crise. Segundo informações do jornal midiamax, esse gabinete terá como objetivo monitorar a situação de violação dos direitos humanos do povo guarani kaiowá na região sul de Mato Grosso do Sul e propor ações de proteção.

O gabinete de crise será composto por representantes do gabinete da ministra, Secretaria Executiva, Secretaria de Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas, Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas e Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Além disso, serão convidados representantes de outros nove órgãos.

O grupo terá a responsabilidade de elaborar um relatório que apresente um diagnóstico da situação de violação de direitos na região sul do estado, envolvendo o povo guarani kaiowá. Por fim, o gabinete deverá apresentar sugestões de medidas concretas para promover a pacificação dos conflitos em curso na região.

Nos últimos meses, foram registrados conflitos nas regiões de Dourados e Naviraí, envolvendo terras em disputa. Em um desses casos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional. O mais recente ocorreu em Dourados, onde sitiantes e indígenas têm denunciado conflitos. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) alega que os indígenas são as vítimas, enquanto os sitiantes relatam ataques e ameaças. O conflito tem sido documentado em um minidocumentário que expõe a violência enfrentada pelos indígenas guarani kaiowá na região, que vivem em meio a plantações de soja e milho em uma área reivindicada como tradicional. 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: