| Hoje é Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025.

Criança de 5 anos morre uma semana após ser picada por escorpião

Ela estava internada no Hospital Regional de Campo Grande após ser picada ao colocar sapato para ir à escola
Ampliar
Crianças são mais vulneráveis à picada de escorpião. (Divulgação, GOV MS) Por: Walter Azzolini | 22/08/2023 20:15

Uma triste notícia abalou a comunidade de Ribas do Rio Pardo, a 97 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Uma criança de apenas 5 anos faleceu nesta terça-feira (22) após ter sido picada por um escorpião na semana anterior. Segundo informações do jornal ivinoticias, a tragédia ocorreu quando o menino se preparava para ir à escola e colocou um sapato, sendo atacado pelo animal.

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, localizado na capital, confirmou a internação da criança, mas não pôde confirmar o falecimento sem a autorização da família.

O estado de Mato Grosso do Sul enfrentou casos similares no passado. No ano anterior, duas outras crianças, uma menina de três anos e um menino de sete, de Paranaíba e Cassilândia, respectivamente, perderam a vida devido a picadas de escorpiões. As altas temperaturas e o clima úmido podem influenciar na presença desses animais peçonhentos.

O número de ataques de escorpiões em 2022, de acordo com o Civitox MS (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica de Mato Grosso do Sul), foi de 3.205, sendo 1.101 apenas em Campo Grande. Alexandre Moretti de Lima, responsável clínico do Civitox MS e professor adjunto de dermatologia da UFMS, ressaltou a importância de procurar imediatamente atendimento médico após uma picada de escorpião, para avaliar a gravidade do incidente.

Medidas preventivas incluem manter o lixo fechado e armazenado corretamente, evitar entulhos e manter os terrenos limpos. Em casa, fechar ralos, eliminar frestas e usar água sanitária nos locais de possível saída dos escorpiões são práticas recomendadas. A dedetização também é útil para controlar os insetos, que são o alimento desses animais peçonhentos.

Alexandre destacou a importância de monitorar crianças, pois são mais vulneráveis a casos graves de envenenamento. Os sintomas iniciais de gravidade incluem náuseas, vômitos, salivação excessiva e palidez.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: