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Celulose: Mega estrutura para "hexatrens" está sendo viabilizada em Ribas

Viaduto na BR-262 já foi liberado e agora os trabalhos estão concentrados na implantação do túnel sob a rodovia
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Caminhões com seis reboques têm 54 metros de comprimento e transportam até 200 toneladas de eucalipto por viagem Por: Walter Azzolini | 21/08/2023 18:00

A Suzano, investindo R$2,4 bilhões nos últimos três meses, planeja iniciar operações industriais até junho do próximo ano. Segundo o jornal correiodoestado, eles abriram a BR-262 para tráfego e estão atualmente escavando um túnel para os hexatrens transportarem toras de eucalipto para a fábrica.

Embora o número exato de "mini-trens" para a região ainda não tenha sido divulgado, a Suzano deixou claro que uma parte significativa da madeira da fábrica chegará por meio dos hexatrens. Esses grandes caminhões não podem usar estradas comuns devido ao tamanho e velocidade reduzida.

Os hexatrens consistem em um "cavalo" e seis unidades de carga. A Suzano está construindo um túnel com 34 metros de comprimento, 11 metros de largura e 6 metros de altura para acomodá-los. O viaduto sobre o túnel, com 35 metros de comprimento e 11 metros de largura, já está aberto ao tráfego na BR-262. A previsão é de que o túnel seja concluído até o final de 2023.

Atualmente, cerca de 19 hexatrens são usados pela Suzano em Três Lagoas. Eles estão aprimorando esse modo de transporte para reduzir o tráfego de caminhões, especialmente na sobrecarregada BR-262. Cada caminhão possui 15 eixos, 58 pneus e mede 54 metros – mais que o dobro dos caminhões comuns de transporte de grãos.

Esses caminhões têm motores de 540 cavalos de potência, transmissões eletrônicas de 14 marchas (incluindo duas super-reduzidas) e eixos traseiros altamente capazes. Eles podem transportar até 200 toneladas de toras de eucalipto por viagem, quase 130% a mais que os veículos convencionais.

As florestas de eucalipto da nova fábrica estão a cerca de 65 quilômetros da sede, muito menos que as outras unidades da Suzano, que têm uma média de 156 quilômetros. Logísticas de estradas secundárias estão sendo estabelecidas para que esses mini-trens acessem a maioria das plantações sem a necessidade de rodovias pavimentadas.

Localizada a aproximadamente 120 quilômetros de Campo Grande, a fábrica está sendo construída entre Ribas do Rio Parado e Água Clara. Cerca de 10.000 pessoas estão atualmente envolvidas na instalação e serão necessários cerca de 3.000 trabalhadores após a operação.

Originalmente programada para o final do próximo ano, a Suzano agora espera iniciar as operações industriais "até junho de 2024".

O projeto completo envolve um investimento de R$22 bilhões, com R$5 bilhões em plantio de florestas e logística. Após o início das operações, a capacidade de produção da fábrica será de 2,55 milhões de toneladas anualmente. O projeto também prevê a geração de 180 megawatts de energia elétrica, equivalente ao consumo de uma cidade de 2,3 milhões por um mês.

Para comparação, a usina hidrelétrica no Rio Verde gera 28 megawatts.




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