|
Hoje é Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025.
A cidade de Campo Grande, situada na região centro-oeste do Brasil, recebeu a presença de dois destacados aviões militares americanos como parte do Exercício Conjunto Tápio 2023, uma ação de treinamento de guerra coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo informações do jornal campograndenews, essa cooperação bilateral visa aprimorar táticas de guerra por meio de simulações, e nesta edição do exercício, os holofotes estão sobre as versões customizadas do Super Hercules: o Boeing C-17 Globemaster III e o Lockheed Marin HC-130J Combat King II.
Esses aviões são notáveis por sua versatilidade, sendo empregados em operações de busca e salvamento e tendo a capacidade de acomodar helicópteros e jatos. Originados da Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG), braço estadual da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) responsável pela vigilância do espaço aéreo do estado de Nova York, eles são parte integrante do contingente de 30 aeronaves e 13 esquadrões envolvidos no treinamento.
O Exercício Conjunto Tápio 2023 foi iniciado nesta segunda-feira (14) e está programado para se estender até o dia 1º de setembro, tendo como pano de fundo a capital sul-mato-grossense. A ação engaja aproximadamente 700 militares, que contarão com um arsenal variado de máquinas, incluindo o avião de caça A-29 Super Tucano, o A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal, bem como os vetores E-99 e R-99.
Uma data destacada no calendário do evento é a próxima terça-feira (21), quando profissionais da aviação e entusiastas terão a oportunidade de visitar a Base Aérea de Campo Grande a partir das 14h. Lá, terão acesso às aeronaves envolvidas no exercício, bem como a oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com o comandante da Base Aérea, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri. A Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro também marcarão presença no evento, ampliando a dimensão interinstitucional do treinamento.
O Exercício Conjunto Tápio 2023 representa uma manifestação tangível da colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos, tendo como objetivo o aperfeiçoamento das habilidades de combate por meio de simulações realistas e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos.
