| Hoje é Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025.

Riedel de Simone são os que mais sofrem com Fake News

Levantamento do Uol aponta que políticos foram alvos de decisões contra fake news no STF (Supremo Tribunal Federal)
Ampliar
Foto: Marcio Ferreira/Ministério dos Transportes Por: Walter Azzolini | 10/08/2023 18:12

A ministra Simone Tebet (MDB) e o governador Eduardo Riedel (PSDB) estão entre os 10 políticos mais alvo de fake news no Brasil, conforme levantamento exclusivo do Uol. O estudo considerou informações do STF, TSE e relatório final da CPI da Covid, abrangendo janeiro de 2020 a janeiro de 2023. A investigação chamada "Mercenários Digitais", que busca entender a desinformação na América Latina, identificou que o presidente Lula (PT), ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), André Janones, Aldo Rebelo, Simone Tebet, Eduardo Braga e Eduardo Riedel lideram a lista.

Nos últimos quatro anos, o presidente Lula foi o mais atacado nas redes sociais, sofrendo ataques de 112 indivíduos e empresas. Simone Tebet e Riedel tiveram dois ataques diretos, resultando em ações no STF e TSE.

Foram identificados 314 disseminadores de desinformação, sendo 270 pessoas físicas e 44 jurídicas. As ações resultaram em várias sanções, como cassações de mandato, ordens de busca e apreensão, remoção de conteúdo falso em mídias sociais, bloqueio de contas e perfis, desmonetização de canais no YouTube e multas.

A lista inclui 70 políticos, 37 empresas privadas, 32 empresários, 21 ex-membros da administração pública, 8 empresas públicas, 2 partidos e 2 movimentos políticos. Segundo informações do Midiamax, também foram citadas 142 pessoas, incluindo juízes, influenciadores digitais e jornalistas como Alexandre Garcia, Alessandro Loiola, Rodrigo Constantino e Guilherme Fiúza.

O número pode ser maior, já que o STF aceitou denúncias contra 1.051 pessoas por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, relacionados a incitação nas redes sociais. O inquérito está em sigilo.

O projeto "Mercenários Digitais" é uma colaboração entre Uol, Agência Pública, outros veículos latino-americanos e organizações de investigação digital, liderado pelo Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (Clip). O projeto visa a compreender a desinformação na região.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: