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Ponte da Bioceânica já tem 24,6% das obras concluídas

A estrutura ligará a cidade paraguaia de Carmelo Peralta ao município brasileiro de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.
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Ponte da Bioceânica já tem 24,6% das obras concluídas, segundo o governo paraguaio — Foto: MOPC/Divulgação Por: Walter Azzolini | 22/07/2023 13:16

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) aponta que 24,68% das obras da ponte da Bioceânica já foram concluídas. A estrutura ligará a cidade paraguaia de Carmelo Peralta ao município brasileiro de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. Veja acima o vídeo preparado pelo ministério sobre o empreendimento.

A estrutura é fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica rodoviária, a megaestrada que possibilitará ligar o oceano Atlântico ao Pacífico, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil.

A megaestrada, segundo estudos da Empresa de planejamento e logística (EPL) pode encurtar em mais de 9,7 mil quilômetros de rota marítima a distância nas exportações brasileiras para a Ásia. Em uma viagem para a China, por exemplo, pode reduzir em 23% o tempo, cerca de 12 dias a menos.

Esse ganho logístico representa incremento de competitividade para os produtos sul-mato-grossenses e brasileiros. Além disso, a rota possibilita o incremento da comercialização entre os quatro países por onde passa: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, além de promover a integração cultural e o turismo.

Segundo relatório divulgado pelo ministério, até o fim de junho já haviam sido concluídas 280 estacas, nas margens dos dois países, das 300 que vão fazer parte da base da nova ligação rodoviária internacional.

Estes elementos de fundação têm uma profundidade variável entre os 33 metros e os 43 metros, que se inserem no maciço rochoso, com diâmetros de 1 metro.

O MOPC diz que já foram construídas 25 cabeceiras nas estacas (19 unidades do lado paraguaio e 6 unidades do lado brasileiro), bem como a “ombreira da obra”, em Carmelo Peralta, que corresponde ao viaduto de acesso.

A ponte está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões da administração paraguaia da Itaipu. A ordem de serviço da ponte foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benitez. Em sua página na internet, o consórcio Pybra, formado pelas empresas Tecnoedil Construtora, do Paraguai, e Cidade Ltda e Paulitec Construções, do Brasil, aponta a conclusão das obras no primeiro semestre de 2025. (g1MS)




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