|
Hoje é Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025.
Mato Grosso do Sul tem mais de 1 milhão de pessoas inadimplentes, conforme dados da Serasa Experian. Parte desse público que está com o nome sujo em instituições financeiras pode se beneficiar do programa Desenrola Brasil, do governo federal. Com uma nova parcela da população tendo acesso ao crédito, o comércio projeta ter um fôlego e aproveitar esse consumidor de volta ao mercado.
O Desenrola Brasil é um programa emergencial elaborado para equilibrar a crise de inadimplência instaurada no País, principalmente após a pandemia de Covid-19. Desde segunda-feira, oferece a opção de renegociação de algumas dívidas com instituições financeiras e retirou da lista de inadimplentes aqueles que deviam até R$ 100.
O proprietário da Beco Acessórios, Djalma Santos, acredita que será uma oportunidade para que muitas pessoas voltem a consumir. Ele frisa que as condições oferecidas pelo programa devem facilitar a vida de muitas pessoas.
“Muitas vezes a pessoa tem uma situação financeira melhorada a ponto de voltar a consumir, porém, com restrições difíceis de liquidar, sem um parcelamento ou subsídio, fica mais difícil esse retorno”, avalia.
Outra que concorda com a expectativa positiva é a dona da loja de roupas Milua, Camila Gomes. “Esse ano tem sido difícil, então acredito que vai ser ótimo [o programa]. Acho que pode dar sim um fôlego”.
“Acho que será muito positivo, todo crédito e estímulo ao consumo são bem-vindos para o comércio”, corrobora Sueli Padovani, da loja Rosa de Saron. (correiodoestado)
