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Hoje é Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025.
A reportagem apurou que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) em Brasília será o responsável pela seleção. Ainda falta aprovar o projeto executivo e a nova previsão é de lançamento do edital para a obra em até três meses após a confirmação do projeto executivo. O órgão federal também já fez outra contratação, de empresa responsável pelos trâmites para o licenciamento ambiental da obra. Por meio da assessoria de imprensa, o DNIT não informou se já recebeu o projeto executivo, que deve prever um trabalho de engenharia de acesso elevado à ponte, diante de alagamentos nas margens do rio.
O Governo Estadual também tem uma frente de obras na região, com pavimentações na cidade de Murtinho, com investimento de mais de R$ 80 milhões. Além disso, prometeu empenho para a energia chegar à obra, que hoje conta com serviço gerador, e também ajudar a melhorar o acesso para as equipes de trabalho.
Por conta desse aspecto, o material para a ponte é comprado pelo país vizinho no Brasil, levado e transportado pelo lado paraguaio e transportado para o lado brasileiro da obra. Conforme divulgado pela assessoria de comunicação, o governo tem reivindicado da União o início da parte que cabe ao DNIT.
As obras da ponte já alcançaram 25% dos trabalhos, devendo ser entregue no primeiro trimestre de 2025. No lado paraguaio será necessário um trecho de 4 quilômetros para conectar o trajeto a uma rodovia.
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintia (PSDB), informou que cobra dos parlamentares da bancada federal apoio para as obras na região e vai tratar do atraso na licitação do acesso à ponte. Segundo ele, há duas empresas fazendo reparos na BR. (cgnews)
