| Hoje é Sábado, 27 de Dezembro de 2025.

Como é o mercado de trabalho para quem deseja se formar em Turismo?

Ampliar
Foto: Pixabay Por: Walter Azzolini | 09/06/2023 13:33

Turismo é uma das mais importantes atividades econômicas do mundo e o Brasil tem um imenso potencial nesse quesito. Não só pelas belas paisagens, cultura e culinária fascinantes, mas também pelos megaeventos que vêm acontecendo por aqui, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Isso tem atraído muita gente e obrigado a área de Turismo a dar um salto de qualidade. O mercado se expandiu e a exigência por qualificação profissional de alto nível também seguiu no mesmo passo.

Existem muitas oportunidades em aberto, mas falta gente com habilidades necessárias para ocupá-las. Falar diversas línguas, ter visão de mercado e ser bom de gestão e relacionamento com pessoas são as qualidades mais buscadas. 

Portanto, durante a graduação não perca tempo: faça cursos de idiomas, busque atividades extracurriculares, estude o mercado lá fora e, se possível, tente fazer um intercâmbio cultural. Tudo isso ajuda muito a expandir horizontes e se destacar na profissão.

O que se estuda em Turismo
Os cursos de Turismo, tanto o bacharelado quanto o de tecnólogo, têm diversas disciplinas voltadas para a prática e para a gestão de atividades turísticas.

Veja alguns exemplos:

Análise Estrutural do Turismo
Ecoturismo
Empreendedorismo e Sustentabilidade
Fundamentos do Lazer
Gestão de Meios de Hospedagem
Gestão de Organizações Turísticas
Gestão Estratégica de Organizações no Turismo
Língua Inglesa
Marketing em Turismo
Organização de Eventos
Planejamento Turístico
Plano de Negócios Aplicado ao Turismo
Políticas Públicas de Turismo
Sociologia do Lazer
Teoria geral do Turismo
Turismo e Meio Ambiente
Turismo Histórico-Cultural


Precisa saber um idioma estrangeiro para fazer o curso de Turismo?
Para se dar bem no mercado de Turismo, é fundamental falar uma segunda ou mesmo uma terceira língua. Para os turismólogos brasileiros, inglês e espanhol são praticamente obrigatórios.

Francês, mandarim, alemão e italiano também são desejáveis para atender ao crescente fluxo de turistas europeus e chineses que visitam o Brasil com frequência, a lazer ou a negócios.

Alguns cursos oferecem disciplinas de inglês, mas as aulas não são suficientes para desenvolver fluência. O ideal é investir em bons cursos de idiomas, para sair da faculdade já com um diferencial!

douradosnews



PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: