|
Hoje é Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025.
A Decretaria Estadual de Saúde tem divulgado alerta para os municípios devido a baixa imunização contra a Influenza. As populações dos municípios, em geral, não estão dando importância para a vacinação e, com isso, os hospitais acabam ficando superlotados durante esse período de outono/inverno.
Esta é uma época do ano em que há mudança de estação e, consequentemente, há alterações no corpo que podem levar a problemas de saúde respiratórias, pois há diminuição de chuvas e há pouca evaporação causando tempo seco. Isso provoca irritações nas vias aéreas e transtornos físicos. Esses transtorno podem levar as pessoas aos hospitais.
A SES informou que das 881 mil doses recebidas, o Estado já aplicou 577.570 mil doses de Influenza. No dia 15 de maio, a SES/MS abriu a vacinação para todos os públicos devido o registro de aumento de casos de gripes e doenças respiratórias.
A ampliação da oferta da vacina para a população geral – válida para crianças a partir de 6 meses de idade – também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças. O aumento de pessoas imunizadas, contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde.
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou oficialmente no dia 10 de abril. Porém, no Estado a SES autorizou os 79 municípios a vacinarem os públicos da campanha a partir do dia 28 de março.
A vacina é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado.
portal do conesul, com informações saude.ms.gov.br