|
Hoje é Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025.
O município de Serafina Corrêa, na região da Serra do Rio Grande do Sul, bateu um recorde nacional na manhã deste sábado (3): o de maior pizza já feita em solo brasileiro. Ela tem 442 kg. As 5 mil fatias que a receita rendeu foram distribuídas à população (veja, abaixo, a receita da pizza).
O desafio, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Serafina Corrêa (Acisco) e pela prefeitura municipal, ocorreu na Praça Central do município, local conhecido como Piazzetta San Marco. Durante o evento, também foi lançado o Festipizza, festival anual que ocorre em julho na cidade.
De acordo com o Instituto Rank Brasil, que esteve presente para homologar o processo e ratificar a nova marca, o recorde anterior pertencia à Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil-RS), em Esteio, que fez uma pizza de 167 kg. Ela media 3,46 metros de diâmetro e que foi assada em fogo-de-chão. A marca foi estabelecida durante a Expointer 2019, quando cerca de duas mil fatias da pizza de cinco queijos foram distribuídas entre os visitantes.
O chef Igor Cândido, pizzaiolo por trás da empreitada (que é campeão brasileiro de pizzarias, ocupa o 6º lugar em um ranking sul-americano de pizzaiolos e o 24º em um ranking italiano) conta que a receita não é muito simples.
A massa de 150 quilos tem fermentação natural, preparada a partir de farinha italiana, e começou a ser batida no entardecer de quinta-feira (1º), com o processo se estendendo até a sexta-feira (2). Ela começou a ser aberta a partir das 6h deste sábado (3), após o devido período de descanso.
Sobre a massa aberta, que tem o formato redondo das pizzas brasileiras, foram depositados os ingredientes: 40 kg de molho de tomate; 120 kg de queijo mussarela; 100 kg calabresa e 4 kg de manjericão.
"Estamos optando pela calabresa, que é tradicional da região, e o manjericão, que é tradicional da Itália. Uma pizza bem brasileira, bem recheada", brinca Igor, que já fez seis pizzas gigantes, em municípios como Canela, Campo Bom e Frederico Westphalen, além da recordista atual.
