| Naviraí/MS - Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Bolsonaro diz que Brasil pode começar a receber diesel da Rússia em até 60 dias


País europeu tenta redirecionar exportação de petróleo após sanções comerciais de EUA e Europa, enquanto Brasil tenta conter alta dos combustíveis. Bolsonaro não detalhou acordo.
Foto: divulgação Por: | 28/05/2023 18:08

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (11) que o Brasil pode receber, em até 60 dias, óleo diesel vindo da Rússia.
"Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo", disse.
A declaração foi dada a jornalistas enquanto Bolsonaro se preparava para receber a presidente da Hungria, Katalin Novák, em agenda oficial no Palácio do Planalto.
O presidente não detalhou os termos desse acordo. Mais cedo, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que o diesel vindo da Rússia seria "mais barato".
O g1 pediu mais informações aos ministérios da Economia, de Minas e Energia e das Relações Exteriores e aguarda retorno.
Em maio, como mostrou o blog do Valdo Cruz, executivos da Petrobras alertaram o governo para o risco de faltar diesel no país se o governo decidisse segurar o preço do combustível. Desde então, o governo e o Congresso aprovaram medidas para tentar conter a inflação dos produtos.
Atualmente, cerca de 30% do diesel consumido no Brasil é importado, porque as refinarias instaladas no Brasil não têm capacidade para refinar tudo. Com isso, a instabilidade do preço internacional do petróleo após a invasão russa na Ucrânia vem impactando o mercado brasileiro de combustíveis.
 
Na última semana, pela primeira vez na história, o preço do diesel no Brasil superou o da gasolina. (g1)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes Sociais: