SÁBADO, 15 DE DEZEMBRO DE 2018
Untitled Document
01/11/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Chuvas fortes estragam estradas vicinais de Itaquiraí com erosão

Estrada do P.A. Santo Antônio. Enxurradas levaram árvores, cercas e parte da pista de rolamento deixando o trecho intrafegável. (FOTO: Roney Minella)

As intensas chuvas que caíram nos primeiros 20 dias deste mês de outubro provocaram grandes estragos nas estradas vicinais dos assentamentos rurais do Município. O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), determinou levantamentos “in loco” por parte da Secretaria Municipal de Obras que vistoriou e registrou a formação de banhados, atoleiros e enormes erosões que levaram o leito trafegável das estradas.

No Assentamento Foz do Rio Amambai, no Travessão Tobogã, a força das chuvas formaram valetas de mais de dois metros de profundidade, acabando com trechos da estrada. No Assentamento Itaquiraí, a falta de curva de nível nos lotes e a abertura equivocada de corredores de água dentro das propriedades permitiram o enorme acúmulo de água, e devido ao declive e às chuvas torrenciais, acabaram rompendo barreiras e atingindo a estrada com velocidade nunca vista. Os assentados afirmam que viram a formação de um rio e depois a avalanche, que levou árvores, cercas e descobriu a rede de água encanada. “Tivemos muito medo – relata Polaco – proprietário do Lote 137”.

No Assentamento Santa Rosa, na região conhecida como Grupo 5, outra erosão foi registrada pelo secretário de Obras, Carlos Loro. “Em todos os cantos do município identificamos problemas de destruição das estradas. Continuamos os levantamentos porque as chuvas ainda não cessaram e existe previsão de temporais, conforme previsão da meteorologia”, observa Carlão.

 

De posse dos registros fotográficos, marcação técnica por GPS e levantamentos da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC), o prefeito Ricardo Fávaro assinou o Decreto de Situação de Emergência nº 4414 com o seguinte teor: DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NAS ÁREAS URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE ITAQUIRAÍ-MS AFETADAS POR TEMPESTADE LOCAL/CONVECTIVA, CHUVAS INTENSAS – COBRADE 1.3.2.1.4. As informações adicionais estão contidas no Formulário de Informações de Desastre – FIDE, em virtude de situação anormal provocada pelo temporal registrado em Itaquiraí.

“Tomamos esta medida visando buscar o apoio do Governo do Estado para fazermos o enfrentamento dos problemas. A equipe da Coordenaria Estadual de Defesa Civil agora fará os levantamentos nos locais indicados pelo Município. Portanto, estamos tomando as providências para que o mais breve possível possamos realizar as obras de recuperação das estradas com aterros, levantamentos, reabertura de trechos interditados, enfim, uma ampla manutenção das estradas vicinais”, informa o prefeito Ricardo Fávaro. (Texto: Roney Minella – Decom da Prefeitura de Itaquiraí).

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 14/12/2018 Governo e municípios podem receber R$ 109 milhões
Postada em: 14/12/2018 Contemplados do Belo Horizonte vão assinar contrato com a Caixa Econômica.
Postada em: 14/12/2018 Prefeitura de Naviraí mais uma vez antecipa e quita 100 por cento do 13º Salário nesta sexta-feira
Postada em: 13/12/2018 Vendedora de salgados acha bolsa com todo o 13° de idosa e devolve à dona
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra