SEGUNDA FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2018
Untitled Document
01/11/2018 | Fonte: O Regional

Por que meus dentes permanentes estão ficando moles?

Foto: Reprodução Internet

 Infelizmente muitas pessoas ainda passam por esse problema. Os dentes podem ficar moles por alguns motivos que iremos citar: Por um Problema gengival (Periodontite), Pulpite (inflamação no “nervo” do dente), traumatismo dentário, contato prematuro ou por um tratamento ortodôntico.


Periodontite

Entende-se por doença periodontal um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico e de origem bacteriana que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes. Os microorganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A placa bacteriana é o principal fator etiológico da doença periodontal. A gengivite (a mais comum das doenças periodontais) pode ocorrer em qualquer indivíduo se houver acúmulo suficiente de placa bacteriana dental na margem e/ou nível dentogengival. É considerada uma doença infecto -inflamatória, caracterizando-se por uma vermelhidão da gengiva marginal, edema e sangramento à sondagem. Esta doença tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e fumantes.

Tratamento: O tratamento da doença, no deu estágio inicial, consiste em raspagem sub-gengival da raiz do dente, pelo cirurgião dentista, removendo o principal causador, que é a placa bacteriana aderida ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há necessidade de cirurgia, e, as vezes, antibioticoterapias.


Pulpite

É uma inflamação da polpa dentária, um tecido conjuntivo especializado localizado no interior do órgão dentário e revestido de tecidos mineralizados (dentina e cemento). É quando o dente tem a necessidade de fazer tratamento endodôntico (canal), pois a pulpite é uma inflamação que ocorre dentro do dente, essa inflamação pode disseminar para os tecidos e ossos circunjacentes causando perda do tecido ósseo em torno da raiz do dente, causando assim o amolecimento do dente.

Tratamento: Deve-se procurar um dentista imediatamente para resolver o tratamento de canal antes que seja tarde.

Traumatismo dentário

O traumatismo dentário, como o nome já sugere, é um trauma causado no dente por acidentes como: uma bolada no jogo de futebol, uma cabeçada do filho, uma cotovelada, entre outros. Deixando assim o dente mole. Esses traumas podem gerar lesões futuras.

Tratamento: Deve-se procurar um dentista imediatamente para fazer a avaliação do tipo e gravidade do trauma para evitar problemas futuros.

Contato Prematuro

O contato prematuro é quando um dente está mal posicionado na arcada dentária, e este dente acaba interferindo na mordida, fazendo com que esse dente receba uma carga excessiva principalmente na hora da mastigação. O dentista irá avaliar e vai tirar este contato.

Tratamento ortodôntico

Durante o tratamento ortodôntico é comum que os dentes fiquem moles exatamente porque estamos aplicando forças contínuas na movimentação ortodôntica. Ao final desses sintomas irão desaparecer, isso é temporário.
Por isso é muito importante fazer as consultas de rotina ao cirurgião dentista, pois é corriqueiro ter problemas como os citados acima e a prevenção é o melhor caminho.

Dr. Giuliano Guilherme de Lima - CRO/MS - 3583

- Cirurgião Dentista

- Especialista em Implantodontia

- Especialista  em Endodontia

- Especialista em Radiologia

- Pós graduado em Cirurgia

Tel: (67) 3461 3399

www.cliron.com.br

facebook/clinicacliron

 

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 25/10/2018 Um terço dos implantes dentários do país é produto de pirataria
Postada em: 13/09/2018 O uso do Microscópio na Odontologia
Postada em: 06/09/2018 Dias 15 e 22 campanhas vacinação antirrábica na zona rural de Naviraí
Postada em: 06/09/2018 Em Naviraí, Unidade de Saúde São Pedro realiza projeto com idosos
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra