QUARTA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2018
Untitled Document
06/09/2018 | Fonte: O Regional

Klein coordena segunda reunião que estuda a saúde pública em Naviraí

Reunião realizada na última terça feira coordenada pelo vereador Dr. Antônio Carlos Klein. (Foto: José Luiz Bressa)

Preocupado com a situação em que se encontra a saúde pública do município de Naviraí, o vereador doutor Antônio Carlos Klein, da bancada do Partido Verde (PV) na Câmara Municipal, após realizar uma audiência pública para falar do assunto, deu continuidade aos trabalhos iniciados até ela e realizou esta semana na sede do Legislativo uma segunda reunião, da qual também se fez presente a senhora Denacir, que é consultora técnica em administração hospitalar.

Segundo doutor Klein, “foi uma reunião de estudos e a Denacir que é uma técnica de renome em administração hospitalar veio para explanar para todos os participantes da comissão o que é uma OS (Organização Social) e o que é uma Fundação de Saúde. A explanação dela foi excelente, muito boa e todos puderam tirar dúvidas que tinham e na mesma reunião chegamos a conclusão de que não é mais possível continuar com o hospital administrado de forma direta”, salientou o vereador.

Doutor Klein explicou que o próximo passo agora é alguns membros da comissão de estudos se deslocaram para Nova Andradina e conhecer o trabalho ali realizado pela Fundação e, depois, ir a Ponta Porã, ver como uma Organização Social (OS) faz o mesmo trabalho naquela outra cidade. “Nós aqui estamos atrasados em gestão de saúde pública, porque desde 2001 foi regionalizada a saúde em Mato Grosso do Sul, dividindo o estado em microrregiões e a única cidade polo que não fez isso, foi Naviraí. Assim, ficamos para trás”, ressaltou ele.

“Nas reuniões dessa comissão todos são unânimes em afirmar que “ou nós mudamos a gestão do hospital e aderimos a forma de gestão como o Estado está implantando e quase que, praticamente, todas as microrregiões, que é a OS ou fazemos como Nova Andradina e Coxim que são fundações. Mas, na verdade, nós temos que partir para uma dessas duas e sairmos dessa administração direta. Dessa forma nós vamos dar uma saúde de qualidade à todos”, salientou o vereador Klein.

 

FI DA PAIOL

Outro vereador que participou dessa segunda reunião para tratar sobre a saúde pública no município, foi Claudio Cesar Paulino da Silva, o Fi da Paiol, que afirmou que a mesma foi bastante esclarecedora. “É a segunda que a gente faz. Uma coisa é certa, a gente tem que mudar a saúde de Naviraí, seja uma OS ou fundação. O que é certo é que a gente tem que mudar para melhorar a saúde pública de Naviraí. Vamos a fundo até que a gente resolva de vez esse problema que é a saúde de nosso município”, afirmou Fi da Paiol.

 

PREFEITURA

Segundo o vereador doutor Antônio Carlos Klein, por enquanto, na Prefeitura não fez comentários sobre essa ou aquela decisão. “Ninguém se manifestou oficialmente a respeito da mudança do modelo de gestão no Hospital Municipal, mas extraoficialmente, se fala que a administração prefira uma fundação”, disse doutor Klein.

 

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 11/12/2018 Sem reforma da Previdência, será preciso subir impostos
Postada em: 11/12/2018 Vereadores de Campo Grande podem ter maior salário do Brasil
Postada em: 11/12/2018 Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele
Postada em: 10/12/2018 Ricardo de Aquino Salles será o novo ministro do Meio Ambiente
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra