TERÇA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2018
Untitled Document
06/09/2018 | Fonte: ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

Como Escolher a Escova de Dentes e a importância da quantidade certa do creme dental

Foto: Divulgação

Esta é uma pergunta frequente que me fazem. A minha resposta é: A mais macia, menor e de cabo reto. Por quê? Porque o que limpa os dentes não é formato do cabo, tipo ou dureza de cerdas, mas é a maneira com que você a escova os dentes e o tempo que se dedica a sua higiene bucal.

Alguns clientes dizem que usando uma escova de cerdas duras têm a sensação de uma limpeza mais efetiva. Realmente a escova dura limpa os dentes, mas causa também desgaste do esmalte, o que provoca perda de brilho e amarelamento. Outros escovam os dentes com muita força, chegando, em alguns casos, à situação extrema de esfolar a gengiva. Esta forma de escovar provoca retração da gengiva e é a causa principal da sensibilidade dentinária.

Tem gente que compra a escova pela marca. Qual a melhor? Todas são iguais. Geralmente as mais caras têm uma vida útil maior. Aí você deve analisar se vale à pena comprar uma escova de boa qualidade ou várias mais baratas.

Portanto, o que conta realmente é você escovar o dente com suavidade, procurando limpar todo o dente. Não escove num só sentido. Olhe para seus dentes e veja que eles têm várias curvas e se você escovar num só sentido vai limpa-lo parcialmente. Dedique também um tempo mínimo para a escovação. Geralmente de 3 a 5 minutos são suficientes.

A escova também tem tempo de duração! Quando as cerdas começam a ficar tortas é hora de trocar. Tem gente que espera as cerdas desgastarem até o cabo para trocar suas escovas. Lembre-se da vassoura de casa: Se a piaçava estiver gasta ela não varre nada...

A QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA O SEU SORRISO

Colocar bastante creme dental não é um sinônimo de boa higiene. Abusar deste produto pode trazer muitos problemas para sua saúde bucal desde pequeno. Quando a criança está passando pela formação dentária e os pais exageram no creme dental, os pequenos correm o risco de ter uma fluorose, aquelas manchinhas brancas nos dentes.

Por isso, muitos dentistas recomendam que a criança inicie a higiene usando a quantidade de creme equivalente a meio grão de arroz em cada escovação. Depois, com o passar dos anos, um grão inteiro. Na fase adulta, essa porção pode aumentar para um grão de ervilha.

POR QUE RESPEITAR O LIMITE DE CREME DENTAL?

Todos os dias consumimos flúor de uma maneira diferente sem perceber. Essa substância está presente na água encanada, em muitos alimentos, como o peixe, e no creme dental. O produto é muito importante para equilibrar a flora bucal e manter seu sorriso forte e protegido das cáries. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade que usamos ao longo do dia. A toxicidade aguda do elemento pode causar mal-estar, ânsia e vômitos. Se por acidente você ingerir creme dental durante a escovação, procure ajuda de um dentista.

AJUDE AS CRIANÇAS NA ESCOVAÇÃO

Ao longo da vida, aprendemos muitas coisas com os nossos pais e escovar os dentes é uma delas. Agora, chegou a sua vez de ensinar esse hábito saudável para os seus filhos. O que acha de participar desse momento junto com os pequenos? Assim, você garante que eles estejam fazendo uma higiene correta sem colocar sua saúde bucal em risco.

 

Dr. Giuliano Guilherme de Lima - CRO/MS - 3583

- Cirurgião Dentista

- Especialista em Implantodontia

- Especialista  em Endodontia

- Especialista em Radiologia

- Pós graduado em Cirurgia

Tel: (67) 3461 3399

www.cliron.com.br

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 13/09/2018 O uso do Microscópio na Odontologia
Postada em: 06/09/2018 Dias 15 e 22 campanhas vacinação antirrábica na zona rural de Naviraí
Postada em: 06/09/2018 Em Naviraí, Unidade de Saúde São Pedro realiza projeto com idosos
Postada em: 03/09/2018 Vacinação Antirrábica na zona urbana terá início dia 15
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra