SEGUNDA FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2018
Untitled Document
31/08/2018 | Fonte: FolhaPress

Melo é expulso e Palmeiras perde, mas volta às quartas após 9 anos

Felipe Melo recebeu o cartão vermelho depois de entrada dura - Foto: Reprodução/Espn

Depois de nove anos, o Palmeiras voltou a alcançar as quartas de final da Copa Libertadores da América. E foi sofrido. No Allianz Parque, nesta quinta-feira (30), o time brasileiro viu Felipe Melo ser expulso ainda aos 3 minutos do primeiro tempo e foi derrotado pelo Cerro Porteño (PAR), mas avançou por conta da vitória na partida de ida.

Como havia feito 2 a 0 no Cerro no primeiro jogo, no Paraguai, com dois gols de Borja, o Palmeiras tentou administrar a vantagem mesmo com um jogador a menos durante toda a partida desta quinta no Allianz.

Felipe Melo recebeu o cartão vermelho depois de entrada dura, com a sola na perna do paraguaio Victor Cáceres, em uma das primeiras ações do duelo.

Sem Melo, o técnico Luiz Felipe Scolari recuou Moisés para ajudar Bruno Henrique como volante e mandou Willian, Dudu e Borja marcarem mais recuados, no campo do Palmeiras, apostando em um sistema defensivo compacto, buscando os contra-ataques. Assim, o Palmeiras segurou o time paraguaio no primeiro tempo.

Mas levou um susto no começo da etapa complementar: Arzamendia tentou cruzar, a bola fez curva, pegou Weverton desprevenido e abriu o placar para o Cerro. O Palmeiras não sofria um gol desde 25 de julho, quando foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, ainda com o técnico Roger Machado. De lá para cá, haviam sido nove partidas sem ser vazado ou perder.

Mesmo com a derrota parcial por 1 a 0, o clube brasileiro sofreu e quase levou mais gols, mas conseguiu administrar até o fim a vantagem de 2 a 1 no placar agregado e avançou às quartas.

O próximo adversário do time alviverde será o Colo Colo (CHI). A equipe chilena eliminou o Corinthians na última quarta (29) e agora é a única finalista fora do eixo Brasil-Argentina, em um grupo que tem quatro argentinos (River Plate, Independiente, Atlético Tucumán e Boca Juniors) e mais três brasileiros (Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras).

A última vez que o Palmeiras havia alcançado a etapa de quartas de final da Copa Libertadores foi em 2009, quando parou no Nacional-URU. Naquela edição do torneio, o time alviverde cruzou justamente com o Colo Colo, eliminando o time chileno.

Na ocasião, o Colo Colo havia vencido por 3 a 1 no Palestra Itália - um dos gols foi do centroavante Lucas Barrios, que passou pelo Palmeiras entre 2015 e 2017 e hoje está de volta ao time chileno -, no primeiro turno, pela fase de grupos.

No duelo de volta, no Chile, o clube brasileiro entrou pressionado, já que um empate classificaria o Colo Colo e eliminaria o Palmeiras. Mas um gol de Cleiton Xavier aos 42 minutos do segundo tempo deu a vitória por 1 a 0 e classificou os paulistas às oitavas de final.

Desde então, o time alviverde participou três vezes do torneio continental. Em 2013, caiu nas oitavas diante do Tijuana (MEX). Três anos depois, parou na etapa de grupo, ficando atrás de Rosário Central-ARG e Nacional (URU). Já em 2017, caiu de novo nas oitavas, contra o Barcelona (EQU)

O duelo contra o Colo Colo ainda vai colocar o Palmeiras diante de outro velho conhecido: o meia Valdívia.

Querido pelos torcedores alviverdes -que compartilharam diversas imagens do jogador nas redes sociais após a eliminação do Corinthians-, ele vai enfrentar o ex-clube pela primeira vez.

No Palmeiras, Valdívia atuou em 240 partidas e fez 41 gols. Conquistou os títulos do Campeonato Paulista 2008, Copa do Brasil 2012 e Série B do Campeonato Brasileiro 2013. "Vai ser estranho. Fiquei sete anos no Palmeiras", disse o meia, que prometeu comemorar se fizer gol.

Aos 48 minutos do segundo tempo, Deyverson, que entrou na vaga de Willian, foi expulso por provocação. O zagueiro Marcos Cáceres, do Cerro, também levou o cartão vermelho, depois de discussão e empurra-empurra entre os jogadores.

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 13/11/2018 Delegação de MS disputa os Jogos Escolares em Natal
Postada em: 12/11/2018 Estiloso, Neymar se apresenta à seleção brasileira em Londres
Postada em: 08/11/2018 Sem saber se fica no Fortaleza, Ceni fala em 'dilema' e projeta novo cenário para 2019
Postada em: 05/11/2018 Flamengo empata com São Paulo e fica a seis pontos do líder Palmeiras
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra