SEGUNDA FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2018
Untitled Document
21/07/2018 | Fonte: G1

Obesidade atrapalha saúde e também colocação no mercado de trabalho

Foto: iStock

Considerada uma epidemia, a obesidade é um mal que precisa ser combatido mundialmente. Além dos problemas de saúde que o sobre peso causa, o preconceito também é muito presente no dia a dia de quem sofre dessa doença, dificultando inclusive na hora de se candidatar à uma vaga de emprego. O aumento dos ponteiros na balança é uma barreira encontrada pelos pacientes portadores de obesidade mórbida na hora de conseguir um trabalho. Uma realidade que o analista de segurança de ambientes de internet Rodrigo Teixeira da Cruz viu de perto.

- Eu percebia que ia para algumas entrevistas, mas não era escolhido por conta da obesidade, principalmente quando o trabalho era na rua. O aumento do peso chegou aos poucos na minha vida. Há dois anos, descobri que estava com pressão alta, sentia dores e dificuldades de locomoção. Em 2015, ganhei de 20 a 25 quilos e cheguei a pesar 160 quilos. Foi nesse momento que me dei conta que precisava cuidar da minha saúde - revela Rodrigo.

A obesidade é o terceiro ônus social mais caro no mundo, atrás apenas do fumo e da violência provocada pelas guerras e pelo terrorismo. Estimativas recentes apontam que o custo dessa doença à economia global supera US$ 2 trilhões a cada ano, quase 3% do PIB mundial. Nos Estados Unidos, país com maior taxa da doença no mundo, estudos comprovaram que homens e mulheres acima do peso tem mais dificuldade de arrumar emprego.

 

Rodrigo mostra o quanto emagreceu ao lado dos filhos (Foto: Divulgação)
Rodrigo mostra o quanto emagreceu ao lado dos filhos (Foto: Divulgação)

COMENTE ESTA NOTÍCIA:
» NOTÍCIAS RELACIONADAS
Postada em: 01/11/2018 Por que meus dentes permanentes estão ficando moles?
Postada em: 25/10/2018 Um terço dos implantes dentários do país é produto de pirataria
Postada em: 13/09/2018 O uso do Microscópio na Odontologia
Postada em: 06/09/2018 Dias 15 e 22 campanhas vacinação antirrábica na zona rural de Naviraí
Untitled Document
Desenvolvimento: Luciano Dutra